Suporte Informático

Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação


Suporte Informático

 

O Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação (SVTIC) é o serviço de apoio técnico que tem por missão assegurar o funcionamento, a gestão e a manutenção dos recursos associados às tecnologias de informação e comunicação da UAc, incluindo informática, comunicações de dados e voz, videoconferência, audiovisuais, controle de barreiras, videovigilância e sistemas de intrusão.

No âmbito das suas funções, a Universidade dos Açores disponibiliza a todos os seus utilizadores (a quem for fornecida uma identidade eletrónica) um conjunto de recursos adequados às diferentes necessidades. O acesso aos recursos é realizado mediante autenticação e autorização através de identidades eletrónicas individuais e personalizadas. O SVTIC presta serviço de suporte à comunidade académica, de acordo com o público-alvo.

Plataformas

Inforestudante
O InforEstudante é a plataforma de apoio aos alunos da Universidade dos Açores fazendo parte do sistema NONIO utilizado na Gestão Académica da Universidade dos Açores.
https://inforestudante.uac.pt
Utilizador: endereçodeemail


Portal do Estudante
No âmbito do processo de melhoria da eficiência e eficácia dos serviços da Universidade dos Açores, disponibiliza-se neste portal um conjunto de formulários destinados aos estudantes, que permitem uniformizar procedimentos e acelerar respostas.
https://portaldoestudante.uac.pt   
Utilizador: uacpt\numerodealuno


Moodle
Plataforma de gestão de cursos online, desenvolvida a partir de princípios pedagógicos bem definidos, assistindo os docentes na criação de comunidades de aprendizagem. É uma ferramenta do tipo Learning Management Systems (LMS), baseada em ambientes virtuais de aprendizagem.
https://moodle.uac.pt
Utilizador: numerodealuno ou nomedeutilizador

Nota: Após o primeiro acesso, o sistema levará até duas horas para efetuar a sincronização com a plataforma inforestudante, pelo que só após este período é que ficarão disponíveis as disciplinas em que está inscrito.

Manual Zoom »»


Zoom
Zoom é uma plataforma fácil e confiável para videoconferência e áudio conferência, chat e webinars.
https://zoom.us
Manual de instalação »»


Infordocente
O InforDocente é a plataforma de apoio à docência da Universidade dos Açores fazendo parte do sistema NONIO.
https://infordocente.uac.pt
Utilizador: endereçodeemail


Portal de Serviços
Através da presente plataforma a Universidade dos Açores disponibiliza aos docentes, investigadores, bolseiros e outros colaboradores da instituição um conjunto de serviços online.
https://portaldeservicos.uac.pt
Utilizador: uacpt\nomedeutilizador


Portal de Serviços Online
Através da presente plataforma a Universidade dos Açores disponibiliza a utilizadores externos um conjunto de serviços online.
https://servicosonline.uac.pt
Utilizadores internos: uacpt\numerodealuno ou uacpt\nomedeutilizador
Utilizadores externos: emailderegisto


Booking

Sistema de agendamento de videoconferências utilizado pelo corpo docente.
https://booking.uac.pt     
username: nomedeutilizador


Edoc
O edoclink é uma solução integrada de gestão documental.
https://edoclink.uac.pt
Utilizador: uacpt\nomedeutilizador
Manual de Instalação do Agente win / macOS
Manual de Instalação dos Addins win 

Nota: A nova versão do Edoc já está em produção. Para melhor conhecimento assista ao video com a formação, escolha streaming e faça login com as credênciasis da UAc.  


E-mail
Sistema de comunicação baseado no envio e receção de mensagens eletrónicas, através da aplicação outlook.
Office 365 - http://Office365.uac.pt
Utilizador: endereçodeemail
Configuração da aplicação outlook >>

Serviços

Rede wireless
A rede sem fios tem por objetivo principal disponibilizar à comunidade académica um serviço de comunicações sem fio nos campi, que permite a transmissão de dados e informações, sem a utilização de cabo.
SSID: eduroam
Utilizador: endereçodeemail
Configuração: win / macOS / android / iOS


VoIP
Abaixo encontra os manuais dos telefones VoIP disponibilizados.
Manual Snom D120 >>
Manual Snom D712 >>


VPN 
Docentes e funcionários
Rede privada virtual é uma rede de comunicações privada construída sobre uma rede de comunicações pública (como a internet).

  1. Faça o download do ficheiro e execute-o, de acordo com o sistema do seu computador >> 
  2. Instalação >>
  3. Solicite um agendamento com os SVTIC para inserção da Pre-shared key

Web Proxy
Configuração: win10 / macOS / Firefox


Reposição Palavra-Passe (docentes e funcionários)
Reposição online da palavra-passe de acesso às plataformas da UAc. Aceda a http://Office365.uac.pt e siga as instruções abaixo indicadas.
- Registo de método de autenticação alternativo (email e/ou telemóvel) »»
    - Alteração ao método de autenticação »»
- Alteração da palavra-passe »»
- Esqueceu-se da palavra-passe »»


Office365 
Enquadrado no licenciamento adquirido pela UAc, a versão mais recente do Microsoft Office pode ser instalada em computadores pessoais de estudantes, docentes e funcionários com vínculo ativo à UAc, com a finalidade de suporte à atividade formativa.

Alunos
http://Office365.uac.pt
Utilizador: numerodealuno@uac.pt
Instalação >>
Instalação do Microsoft Teams >>

Docentes e funcionários
http://Office365.uac.pt
Utilizador: endereçodeemail
Instalação >>
Instalação do Microsoft Teams >>


IBM SPSS Statistics 

Enquadrado no licenciamento adquirido pela UAc, o SPSS pode ser instalado em computadores pessoais de alunos e docentes com vínculo ativo à UAc, com a finalidade de suporte à atividade letiva.
As licenças obtidas têm de ser renovadas anualmente, sendo necessário repetir o processo de pedido de licença. As chaves de licenciamento têm início a 1 de abril e término a 31 de março do ano seguinte.

  1. Faça o download do ficheiro e execute-o, de acordo com o sistema do seu computador (win / macOS)
  2. Instruções (win / macOS)
  3. No caso de ser aluno dirija-se aos serviços, dentro do horário de atendimento, para ativação da licença, no caso de ser docente ou funcionário solicite um pedido de agendamento no portal de serviços, no separador TIC.

Contactos e Horário de Atendimento

Contactos
Ponta Delgada Angra do Heroísmo Horta
Tel: +351 296 650 064/450 Tel: +351 295 402 217 Tel: +351 292 200 405
Email: svtic.pdl@uac.pt Email: svtic.ah@uac.pt Email: svtic.h@uac.pt

Horário de Atendimento
Alunos
Ponta Delgada Angra do Heroísmo Horta
2ª feira - 13h30 às 16h00 2ª feira - 13h30 às 16h00 2ª feira - 14h00 às 16h00
4ª feira - 9h30 às 12h00 4ª feira - 9h30 às 12h30 4ª feira - 9h30 às 12h00
5ª feira - 13h30 às 16h00 6ª feira - 13h30 às 16h00 5ª feira - 14h00 às 16h00

Sempre que possível será priviligeado o atendimento online, através de acesso remoto, mediante o preenchimento de formulário disponível no Portal do Estudante, no separador TIC.

Docentes e Funcionários
O atendimento será efetuado através de acesso remoto, mediante o preenchimento de formulário disponível no Portal de Serviços, no separador TIC.