Estudantes da UAc

 Universidade dos Açores (UAc) apoia todas as iniciativas que fomentem a internacionalização do Ensino, da Investigação e dos Serviços da instituição. Estamos empenhados em criar e divulgar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para a nossa comunidade académica, através da interação e cooperação com estudantes e trabalhadores de outras universidades e centros de investigação espalhados pelo mundo.

Se és estudante da UAc e pretendes vivenciar uma experiência de ensino creditada noutra Universidade portuguesa ou numa Universidade de outro país, podes candidatar-te, respetivamente, aos programas Almeida Garrett ou Vasco da Gama (para mobilidades nacionais), ou aos programas Erasmus+ (para países da EU), Bolsas Santander Universidades (para Brasil e países Ibero-Americanos) ou SEA Semester/SEA Summer programs (para os EUA).

Se é um docente, investigador ou outro trabalhador da UAc e pretende visitar outra Universidade ou Centro de Investigação para realizar atividades académicas, de investigação ou formação, pode candidatar-se ao programa Erasmus+ (para países da EU).

O nosso Gabinete de Relações Externas e os Coordenadores da Mobilidade da UAc estão disponíveis para esclarecer, orientar e ajudar a preparar a tua/sua mobilidade.

 

Horário de atendimento e agendamento de reuniões no GRE 

Da segunda à sexta das 9h30 às 15h

Reuniões presenciais: O aluno deverá enviar um email para reitoria.gre@uac.pt e solicitar uma reunião e informar os dias e hora que está disponível. Depois o GRE irá indicar o dia e hora para se apresentar no Gabinete.

Reuniões via Zoom: O aluno deverá enviar um email para o GRE e informar os dias que está disponível, a fim de o GRE agendar um dia e hora para a reunião.

 

ERASMUS+

O ERASMUS+ é um programa europeu de mobilidade e cooperação. A UAc é detentora de Carta Erasmus para o Ensino Superior desde 1987.

O novo programa ERASMUS+ (2021-2027) procura promover a igualdade de oportunidades e de acesso, a inclusão, a diversidade e a equidade em todas as suas ações, a todos os estudantes e trabalhadores das organizações. O novo programa tráz mais oportunidades aos participantes e oferece mais mecanismos e recursos, de forma a proporcionais uma mobilidade de sucesso. O programa engloba as ações: KA1) Mobilidade individual para fins de aprendizagem; KA2) Cooperação para inovação e boas práticas; e KA3) Apoio à reforma das políticas.

Em 2021, inicia-se o novo programa Erasmus+ e que chamamos Erasmus Without Paper. Começa assim a era digital, sendo possível mobilidades blended (mistas), ou seja parcilamente virtuais e presenciais, no mesmo período de mobilidade. Esse novo programa vem desburocratizar o Erasmus sendo todo o processo online, desde a criação dos Acordos Bilaterais institucionais assim como a tramitação da mobilidade de estudantes.

Pretende-se com este novo programa Erasmus+ combater as alterações climáticas. Por isso, foi desenhada uma estratégia de forma a podermos minimizar, com as nossas ações, o consumo de carbono. Pretende-se mobilidades ecológicas orientadas para o futuro, de forma que haja um desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Se és estudante da UAc, este programa oferece-te uma bolsa para realizares um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, num estabelecimento de ensino superior de outro país membro elegível com o qual a UAc tenha assinado acordos bilaterais.

Para o efeito, terás apenas de pagar propinas na UAc, ao mesmo tempo que usufruirás do plano educacional, linguístico e cultural oferecido pela instituição/país de acolhimento, ganhando oportunidades de contacto com diferentes metodologias de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento de novas competências, numa experiência internacional com vantagens profissionais futuras.

O Erasmus+ também te proporciona bolsas para a realização de um estágio profissional a decorrer no ano imediatamente a seguir à conclusão do teu curso, sem qualquer pagamento de propinas. No entanto, para poderes realizar o estágio, deves candidatar-te no último ano do teu curso, no período de candidaturas estipulado pela UAc.

 

Informações COVID-19

Status universidades europeias - COVID-19

 

Para garantir que as instituições de ensino superior e os estudantes de toda a UE tenham mais informações sobre como o surto de Covid-19 afetará as mobilidades no 1.º semestre do ano letivo 2020/2021, foi lançado um novo site com o objetivo de fornecer informações publicamente disponíveis sobre a situação atual em cada instituição: aceitando ou não estudantes de intercâmbio, oferecendo ou não aulas on-line e um link para mais informações. O estudante pode encontrar informação acerca da instituição de acolhimento em covid.uni-foundation.eu.

 

COVID-19|Re-Open EU

A Comissão Europeia lançou no mês de Junho de 2020 o website “Re-Open EU”, que disponibiliza um conjunto de informações necessárias para que possa planear com confiança e segurança as suas viagens de trabalho/estudo/férias na União Europeia. Também está disponível em App que poderá fazer download para o seu telemóvel. A aplicação providencia informação sobre fronteiras (em que países estão abertas, em que países estão fechadas e, aí, em que aeroportos é possível aterrar), orientações de saúde pública em cada país, medidas para transportes públicos, reabertura de cafés, restaurantes, bares, praias e monumentos e informa se são permitidos ajuntamentos ou não, e se sim, quantas pessoas.

A informação está disponível em 24 línguas e em constante atualização.

 

Certificado Digital Covid

A partir do dia 1 de julho, estará em vigor o Certificado Digital Covid, a fim de facilitar a circulação de passageiros em toda a Europa de forma segura.

Aos portadores do Certificado Digital Covid EU deixa de ser necessário os procedimentos de testagem e quarentena obrigatória, exigidos à chegada nos países de destino.

Recomenda-se a todos os estudantes que solicitem a emissão do Certificado Digital, antes de ralizarem a sua mobilidade Erasmus, a fim de facilitar a deslocação para o país de acolhimento. Contudo, devem antes de o solicitar, consultar as medidas de restrições impostas pelo país de acolhimento.

No website Re-Open poderão consultar as medidas de restrições, selecionando o país de acolhimento.

 

O Certificado Digital Covid comprova:

  1. se já tem a vacinação completa, ou não.

  2. se recebeu um resultado negativo num teste covid que realizou nas 72 horas antes da viagem.

  3. se é um recuperado do covid.

Para mais informações e solicitar a emissão do Certificado digital, devem consultar o Portal SNS24.

 

 

Novo programa erasmus para os próximos sete anos (2021-2027)

O novo programa é próxima geração do Erasmus+ e é chamado o Erasmus Whithout Paper (EWP), ou seja, Erasmus sem papel.

Pretende-se com este novo programa desburocratizar a mobilidade Erasmus para os estudantes e instituições, entre outros objetivos. Deixará de existir papel e todo o processamento da mobilidade desde a nomeação do estudante para a Universidade parceira até à construção do seu plano de estudos passará a ser efectuado através da plataforma europeia online Dashboard erasmus. Esse processo será gradual, pelo que, em 2021, será obrigatório do uso do OLA (Online Learning Agreement) por todos os estudantes e os Acordos Bilaterais entre instituições será efectuado online através da Dasboard Erasmus, em 2022 iniciam-se as nomeações via online e 2023 pretende-se obter/receber os ToR (Transcript of Records) via online.

Evento de Lançamento do novo programa ERASMUS+  - Veja AQUI

Prazos e documentos da candidatura para estudos no 2.º semestre de 2021/2022 e Estágios no 2.º semestre e Verão 2022.  

2.ª chamada  para submissão de candidaturas ao ERASMUS+ de 17 de maio a 6 de junho de 2021.

 O GRE - Gabinete de Relações Externas, irá realizar uma sessão de esclarecimento Erasmus no dia 5 de maio às14h, para oo estudantes  interessados em fazer uma mobilidade no 2.º semestre, estágio curricular ou extracurrilar, incluindo estágios para recém graduados.

Os interessados devem enviar um email para reitoria.gre@uac.pt com o assunto "sessão de esclarecimento - 2.ª call". Devem indicar no email o curso e ano que frequenta, e deverá contactar o GRE através do email de aluno da UAc.

 

PARCERIAS ERASMUS+

Consulte a lista dos nossos parceiros e encontre informações relativamente ao número de vagas para estudantes existente para cada área, quais os ciclos de estudo (1.º ciclo - Licenciatura, 2.º ciclo - Mestrado ou 3.º ciclo - Doutoramento), Língua e nível exigído, contactos de email e links para catálogos de cursos e gabinetes internacionais.

As universidades que se encontram a vermelho e rasuradas encontram-se com vaga esgotadas.

As universidades que se encontram a vermelho, devem consultar o número de vagas ainda disponível.

  • Parceiros  Lista de acordos actualizada para o 2.º periodo de candidaturas ao Erasmus+ 

Atenção (Cancelamentos de mobilidades em 2021/2022 devido ao COVID-19):

  • Lapland University of Applied Sciences (Kemi Campus) -  Cancelou as mobilidades incoming e outgoing para o 1.º semestre de 2021/2022.
  • Universidad de a Coruña - cancelou mobilidades incoming de estágio enfermagem.

 

Procedimentos de candidatura para estudos

Se estás inscrito na UAc podes candidatar-te a uma mobilidade ERASMUS+ para um período de estudos entre 3 a 12 meses.

Para preparares a tua candidatura deverás contactar o(a) Coordenador(a) de Mobilidade da tua Faculdade ou Escola e selecionar duas Instituições de Ensino Superior (IES) de acolhimento/país de destino. Deverás consultar os websites (ver na lista de parcerias) da cada uma e consultar os planos de estudo disponíveis para os alunos Erasmus. Normalmente estão disponíveis em Inglês, mas o aluno poderá escolher outras disciplinas dadas na língua local desde que tenha conhecimentos mínimos da respectiva língua local.

Deverás submeter a tua Inscrição para Erasmus através do portal Inforestudante, no período anualmente estabelecido para o efeito e anexar a proposta de plano de estudo, em PDF, devidamente assinada pelo teu coordenador da mobilidade.

Proposta de Plano de Estudos para download Aqui

 

Procedimentos de candidatura para estágios extracurriculares e Recém - Graduados

Os estágios têm duração mínima de 2 meses e máxima de 12 meses.

Durante o decorrer do teu curso podes fazer um estágio extracurricular que poderá ocorrer no Verão ou num semestre académico do ano seguinte.

Durante o último ano do teu curso podes também candidatar-te a um estágio para Recém Graduados. O estágio deverá ocorrer até um ano, após términares a tua Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento.

O estágio pode ser realizado num país membro da EU, excluindo a Suíça. Relativamente ao Reino Unido, tendo em conta a saída da Europa, não são aconselhados estágios nesse país.

Note que a realização do estágio para Recém Graduados:

  • deverá inscrever-se no último ano do seu curso, no prazo estabelecido pela UAc
  • deverá ocorrer após término do teu grau (licenciatura, mestrado ou doutoramento),
  • deverá ocorrer dentro de um ano após termino do grau
  • não obriga a acordo bilateral entre instituições, pelo que fica ao teu critério a escolha da entidade pública ou privada onde pretendes realizar o teu estágio (não é obrigatório estagiar numa Universidade).

ATENÇÃO: Antes de submeteres a tua Inscrição através do portal Inforestudante, deves contactar o teu/tua coordenador(a) da Mobilidade da tua faculdade/escola e manifestar o teu interesse e definir um plano de estágio. Deves também procurar um local de estágio num dos países da União Europeia, pois vais ter de o indicar na tua candidatura se a tua inscrição for aceite, ou seja, após o resultado das Bolsas Erasmus.

Proposta de plano de estágio para download Aqui

Procure o seu estágio num dos links:

Aqui encontra uma lista de portais e contactos: Estágios Extracurriculares para recém graduados

 

A data de divulgação dos resultados da seriação está dependente da informação da Agência Nacional ERASMUS+.

Antes de procederes à tua Inscrição para o programa Erasmus consulta a lista de parcerias existentes para a tua área de estudo. Por exemplo, se estás inscrito no curso de Economia, deverás consultar as Universidades parceiras com quem temos acordo para a área de Economia.

Na tua Inscrição tens indicar duas instituições parceiras que pretendes fazer a mobilidade. Para isso, tens 2 opções obrigatórias para indicar as que tens preferência.

Antes de te Inscreveres, é obrigatório a leitura do Guia de Candidatura Online 2021/2022 e a leitura do Regulamento das Mobilidades Outgoing.

O Guia Candidatura Online ajudar-te-á a orientar na tua inscrição/candidatura ao Erasmus.

Guias para mobilidades 2021/2022

 

Preparação da mobilidade

Questões académicas deverão ser tratadas com o teu/tua coordenador(a) da Mobilidade.

Questões com a Formalização da candidatura, apoio e esclarecimentos acerca do erasmus - deverá contactar o Gabinete de Relações Externas (GRE) 

A viagem, alojamento, visto (quando necessário), etc. ‒ são da tua responsabilidade.

É também a tua responsabilidade consultar a página da Universidade de acolhimento e informar-se acerca do calendário académico, disciplina disponíveis, alojamento, entre outras informações do seu interesse.

Durante a tua mobilidade estarás abrangido pelo seguro escolar da UAc, contudo, é obrigatória a obtenção do (CESD) Cartão Europeu de Saúde para mobilidades dentro da União Europeia (o cartão é gratuito e podes solicitá-lo numa loja RIAC). No caso de mobilidades para países fora da União Europeia, terás de fazer um seguro de saúde adequado e obter um VISTO de estudante.

Se vais fazer um estágio Recém Graduado, deverás obter um seguro particular numa seguradora, uma vez que quando da tua mobilidade já não serás aluno da UAc.

Todos os alunos não europeus (Por exemplo: Brasileiros, Cabo-verdianos) matriculados na Universidade dos Açores, sem residência em Portugal, têm de obter um VISTO de estudo para o país onde vão estar em mobilidade, assim como obter um seguro aceite na europa.

Apoio linguístico

Se fores selecionado para mobilidade Erasmus, ser-te-á atribuída uma licença gratuita para realizares os testes de língua exigidos e curso de língua estrangeira na plataforma linguística (OLS).

Nesta plataforma terás de realizar dois testes:

  •  O 1.º teste avaliação é obrigatõrio e deverá obter o nível de língua requerido pela instituição de acolhimento. O teste será efetuado antes do início da mobilidade. Caso o resultado do teste aponte para um nível de conhecimento de língua inferior a B2 (QECR), receberás uma segunda licença para realizares o curso de língua antes e/ou durante a tua mobilidade. O curso não é obrigatório, mas é recomendado.
  • O 2.º teste de avaliação é facultativo e será feito no final da tua mobilidade.

O resultado do teste obtido na OLS não é aceite pela maioria das universidades. Serve de estatística para a CE, mas não é aceite pela maioria das universidades, pelo que deves obter um certificado ofícial de língua estrangeira, caso contrário não poderá fazer a mobilidade.

Para além do curso gratuito disponibilizado pela plataforma linguística, deves procurar preparação linguística adicional na UAc/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, através dos cursos livres disponibilizados e divulgados no portal da UAc e também no email do estudante. 

Na OLS, podes também realizar um curso de língua estrangeira e não é necessário que o curso seja na mesma língua do teste. O Curso não é obrigatório.

 

Seguros

Os estudantes e estagiários da UAc estão cobertos pelo seguro da UAc, válido em todo o mundo e abrange apenas as actividades estritamente relacionadas com a mobilidade e desde que a mobilidade ocorra  no periodo em que ainda estão matriculados na UAc.

Se a Mobilidade ocorrer após terminar o seu curso (Recém Graduados) ou após serem transferidos para a universidade parceira (no caso dos alunos dos preparatórios), os alunos deverão adquirir a título particular um seguro para mobilidade que cubra a duração da mesma.

Os seguintes domínios devem estar cobertos:

  • se pertinente, seguro de viagem (incluindo danos e perda de bagagem);
  • seguro de responsabilidade civil (incluindo, quando aplicável, responsabilidade civil profissional);
  • acidentes e doenças graves (incluindo incapacidade permanente ou temporária);
  • morte (incluindo repatriação em caso de projetos desenvolvidos no estrangeiro).

Os domínios e montantes incluídos no seguro da UAc para cada aluno constam aqui

 

CESD (Cartão Europeu de Seguro de Doença)

Todos os estudantes em mobilidade de Estudo ou de Estágio deverão ter o CESD atualizado. O CESD é um cartão gratuito que permite receber os cuidados de saúde necessários de um ponto de vista médico, no sistema público, durante uma estada temporária em qualquer dos 27 países da UE, na Islândia, no Listenstaine ou na Noruega, nas mesmas condições e ao mesmo custo (em alguns países, gratuitamente) que as pessoas cobertas pelo sistema de saúde público do país em questão. A emissão do cartão poderá ser solicitada numa loja RIAC ou Loja do cidadão.

 

Antes da Mobilidade

 

Após o resultado das Bolsas, e se te for atribuída uma Bolsa deves dar continuidade ao teu processo de mobilidade no Inforestudante dentro do prazo estabelecido para cada semestre. Para isso, deves aceder à tua inscrição no Inforestudante e "criar candidatura" (Learning Agreement).

Nesta altura estará também a decorrer o prazo para submeteres a candidatura para a Universidade de Acolhimento onde ficaste colocado. Ambas as candidaturas deverão ser submetidas dentro do prazo estabelecido por cada uma das instituições.

O Learning Agreement for studies é o contrato de estudos onde são indicados dados do estudante, da universidade de acolhimento, da universidade de origem (Universidade dos Açores) e as disciplinas de ambas as universidades. 

Sempre que possível, o responsável no GRE pelos alunos irá criar o OLA (Online Learning Agreement) para cada aluno, sendo depois o restante documento preenchido pelo aluno.

 Procedimento na 2.ª fase (Criar candidatura no inforestudante)

  • Criar a candidatura no inforestudante e indicar as disciplinas da UAc que precisam obter reconhecimento em mobilidade e as disciplinas da universidade de acolhimento que darão equivalência.
  • Preencher o OLA (Online Learning Agreement) na plataforma OLA, após serem notificados.

No caso dos estágios, deves preencher os dados solicitados referente ao teu plano de estágio.

Deves submeter, dentro do prazo, na plataforma Inforestudante, todos os documentos obrigatórios, devidamente assinados quando solicitado.

Se vais fazer um estágio, deves preencher o Learning Agreement for Traineeship na OLA Platform no separador "Trainees" e também criar o Learning agreement no inforestudante.

 

Durante a mobilidade

Após a chegada à IES de acolhimento tens 15 dias para submeter no Inforestudantecertificado de chegada, digitalizado, devidamente assinado e carimbado pelo responsável daquela instituição.

Se necessário, podes alterar o Contrato de Estudos/Estágio (Learning Agreement) até 30 dias após chegada à IES de acolhimento, devendo para isso contactar o(a) Coordenador(a) de Mobilidade de ambas as instituições e aceder ao Inforestudante e na tua candidatura, criar alterações ao contrato que serão avaliadas pelo teu coordenador.

Não esquecer que sempre que houver uma alteração ao contrato de estudos, a mesma deverá ser efectuada em ambas as instituições de ensino.

 

No final da mobilidade

No final da Mobilidade, deverás garantir junto do(a) Coordenador(a) de Mobilidade da IES de acolhimento o preenchimento e assinatura do certificado de saída.

De igual modo, deves submeter o certificado de saída no inforestudante e deves confirmar se todos os documentos estão anexados à tua candidatura no inforestudante.

Após receberes a notificação da plataforma da Comissão Europeia, deverás submeter relatório online da mobilidade no prazo máximo de 30 dias consecutivos.

Também serás notificado pela plataforma OLS para realizares o 2.º teste de avaliação linguística, que é obrigatório.

O incumprimento de um ou mais dos procedimentos acima mencionados implica devolução parcial ou total da bolsa.

 

Para dar início à sua Candidatura clique aqui: https://inforestudante.uac.pt/nonio/security/login.do

 

Outra informação relevante

Informações sobre o BREXIT

Centros Nacionais de Informação sobre o Reconhecimento Académico (NARIC)

A rede NARIC presta informações acerca do reconhecimento de diplomas e períodos de estudo passados noutros países europeus, bem como aconselhamento sobre diplomas académicos estrangeiros no país onde o NARIC se encontra estabelecido. A rede NARIC presta aconselhamento fiável a qualquer pessoa que viaje para o estrangeiro para trabalhar ou continuar os seus estudos, mas também a instituições, estudantes, conselheiros, pais, professores e potenciais empregadores.
Para mais informações, consultar o sítio Web: www.enic-naric.net
 

Aplicação móvel Erasmus+

A aplicação móvel Erasmus+ proporciona aos estudantes o acesso a todas as informações e serviços de que necessitam antes, durante e após a sua experiência de intercâmbio no estrangeiro. A aplicação pode ser descarregada na App Store e no Google Play. Para mais informações, consultar: erasmusapp.eu.

 

Almeida Garrett

O Programa Almeida Garrett é um programa nacional de mobilidade de estudantes do ensino superior universitário, visando promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do Ensino Superior.

Este programa oferece a possibilidade de efetuares, numa universidade nacional de acolhimento, um período de estudos com pleno reconhecimento académico.

A mobilidade Almeida Garrett tem a duração de um semestre, prolongável por mais um, correspondendo respetivamente a 30 ou 60 ECTS.

No âmbito deste programa, poderás também candidatar-te à realização de um estágio, de trabalhos ou projetos de fim de curso, desde que as referidas atividades integrem o plano curricular do curso na Universidade de origem.

No âmbito da mobilidade Almeida Garrett, o estudante tem apenas de pagar as propinas na Universidade de origem.

O alojamento, viagem e outros custos relacionados com a viagem é da responsabilidade do estudante.

 

Procedimentos de candidatura - alunos Outgoing

 

Antes da Candidatura

Antes de iniciares a tua candidatura deves contactar a Instituição de Acolhimento e consultar os planos de estudos dos cursos que te interessam. 

Posteriormente, deves contactar o teu/tua Coordenador(a) de Mobilidade para definir o teu plano de estudos.

 

Ao dar início à tua Candidatura, deves:

  • Ler o Guia de Candidatura Online e o Regulamento do programa Almeida Garrett.
  • Deves fazer a tua inscrição no portal Inforestudante em Candidaturas > Mobilidade Outgoing, dentro dos prazos estipulados pela UAc.
  • Deves selecionar outras mobilidades.
  • Tens de indicar duas instituições de ensino superior e aguardar a colocação.
  • Deves ter em atenção os prazos de candidatura das Universidades de acolhimento.

 

Antes e durante a Mobilidade - outgoing

 

 

Antes da mobilidade deves inscrever-te em todas as disciplinas que constam no teu contrato de estudos.

Quando chegares à instituição de acolhimento deves enviar para o GRE o certificado de chegada.

Tens 30 dias para alterar o teu contrato de estudos, caso seja necessário. 

Procedimentos de candidatura/Application procedures - Alunos incoming

PT

Deves contactar os serviços de mobilidade da tua Universidade para que procedam à tua nomeação, via email, indicando o nome, curso e email do estudante, para reitoria.gre@uac.pt.

Depois receberás do nosso Gabinete as instruções para procederes à tua Candidatura no portal inforestudante da Universidade dos Açores.

A tua universidade deve nomear-te, enviando um email para reitoria.gre@uac.pt com o seu nome, área de estudo e email de aluno, até:
1.º semestre - 31 de Maio
2.º semestre - 31 de Outubro

EN

You must contact the mobility services of your University to make your nomination, via email, indicating the name, course and email of the student, to reitoria.gre@uac.pt.

Then you will receive instructions from our Office to proceed with your Application on the inforestudante portal of the University of the Azores.

Your university must nominate you by sending an email to reitoria.gre@uac.pt with your name, area of study and student email, until:

1st semester - May 31
2nd semester - October 31

 

Prazos de candidaturas (Incoming e Outgoing)

 

Alunos da Universidade dos Açores (Outgoing)

1.º Semestre e 1 ano – 1 março a 15 de abril

2.º Semestre – 1 de setembro a 15 de outubro

Alunos de outras instituições portuguesas (Incoming)

1.º Semestre – 1 de maio a 30 junho

2.º Semestre - 1 outubro a 30 de novembro

Documentos relevantes

 

Guia de Candidatura Online outgoing - para alunos da Universidade dos Açores

Guia de Candidatura Online incoming - para alunos de outras universidades 

Vasco da Gama

O Programa Vasco da Gama é um programa nacional de mobilidade de estudantes entre escolas do ensino politécnico.

O Programa destina-se aos estudantes de nacionalidade portuguesa ou estrangeiros oficialmente reconhecidos em Portugal inscritos num curso de uma Instituição de Ensino Superior Politécnico portuguesa.

Este programa oferece a possibilidade de efetuar, numa Instituição de Ensino Superior Politécnico nacional, um período de estudos com pleno reconhecimento académico, ou um estágio, trabalho ou projeto de fim de curso, desde que as referidas atividades integrem o plano curricular do curso em que está inscrito na Instituição de origem.

A mobilidade Vasco da Gama tem a duração de um semestre, prolongável por mais um.

No âmbito da mobilidade Vasco da Gama, o estudante tem apenas de pagar as propinas na Universidade de origem.

O alojamento, viagem e outros custos associados são da responsabilidade do estudante.

Aos estudantes com alojamento em residência universitária na instituição de origem, é assegurado, através dos seus Serviços de Ação Social da respetiva instituição, a manutenção do alojamento quando o período de estudos não abranja a totalidade do ano letivo.

De igual modo, a instituição de origem assegura outros eventuais benefícios atribuídos ao estudante pelos Serviços de Ação Social respetivos.

Procedimentos antes da candidatura

 

Antes da efectuares a tua inscrição no Programa deves contactar a Instituição de Acolhimento e consultar os planos de estudos dos cursos que te interessam.

Posteriormente, deves contactar o teu/tua Coordenador(a) de Mobilidade para definir o teu plano de estudos.

Procedimentos de candidatura

 

Estudantes da Universidade dos Açores

Antes de fazeres a tua inscrição:

  • é obrigatório a leitura do Guia de Candidatura Online e do Regulamento do programa Vasco da Gama.
  • Deves fazer a tua inscrição no portal Inforestudante em Candidaturas > Mobilidade Outgoing, dentro dos prazos estipulados pela UAc.
  • Deves selecionar outras mobilidades.
  • Tens de indicar duas instituições de ensino superior e aguardar a colocação.
  • Deves ter em atenção os prazos de candidatura das Universidades de acolhimento.

 

Estudantes de outras Universidades portuguesas

Deves contactar os serviços de mobilidade da tua Universidade/Escola para que procedam à tua nomeação, via email, indicando o Nome, curso e email do estudante, para reitoria.gre@uac.pt.

Depois receberás do nosso Gabinete as instruções para procederes à tua Candidatura no portal inforestudante da Universidade dos Açores.

Prazos de candidaturas (Incoming e Outgoing) 

 

Alunos da Universidade dos Açores (Outgoing)

1.º Semestre e 1 ano – 1 março a 15 de abril

2.º Semestre – 1 de setembro a 15 de outubro

Alunos de outras instituições portuguesas (Incoming)

1.º Semestre – 1 de maio a 30 junho

2.º Semestre - 1 outubro a 30 de novembro

Documentos relevantes

 

Guia de Candidatura Online outgoing - para alunos da Universidade dos Açores 

Guia de Candidatura Online incoming - para alunos de outras universidades 

Regulamento do programa Vasco da Gama

Bolsas Santander Ibero-Americanas

O Banco Santander disponibiliza anualmente Bolsas de estudo para alunos matriculados na Universidade dos Açores e Bolsas para estágio para ex alunos da Universidade dos Açores.

As Bolsas Santander Ibero-Americanas são para alunos que queiram fazer um semestre em esapnha ou num país latino-americano e têm um valor pecuniário de 2 300 euros. Um dos seus principais objetivos é contribuir para o desenvolvimento do Espaço Ibero-Americano de Conhecimento através do intercâmbio de estudantes universitários. 
 

Programa de estágios disponibiliza estágios remunerados e com duração de 3 meses destinado a alunos finalistas e recém-formados da Universidade dos Açores.

Bolsas de Estágio Santander (temporariamente suspenso devido ao COVID-19)

 

É um Programa inovador criado pelo Santander e que visa reforçar o apoio ao Ensino Superior com o objectivo: aumentar os níveis de empregabilidade dos jovens recém-licenciados.

O estágio tem duração de 3 meses e é remunerado, sendo o pagamento efetuado mensalmente pela Universidade dos Açores.

Valor da mensalidade: 550€ por mês.

Quem pode candidatar-se?

Estudante que frequente o último ano de curso ou que já seja diplomado há menos de 2 anos, num curso de licenciatura ou de mestrado na Universidade dos Açores.

Candidatura

O interessado deve aceder ao portal do Santander https://www.santander.pt/pt_PT/Particulares/Santander-Universidades/bolsas-de-estagio.html, seguir as instruções de registo e consulta das ofertas disponíveis, assim como procedimentos de canddiatura às ofertas de emprego disponíveis de acordo com a sua área de estudo.

Para mais informações deverá consultar o regulamento do programa das bolsas de estágio disponíveis nesta página.

Informação complementar

Regulamento das Bolsas de Estágio, consulte aqui.

 

Bolsas de Estudo

Se é estudante de licenciatura ou mestrado na Universidade dos Açores (UAc), pode candidatar-se a um período de estudo com a duração de um ou dois semestres numa Universidade pertencente à rede Santander Universidades e desde que a Universidade tenha um acordo bilateral com a Universidade dos Açores.

Caso pretenda realizar uma mobilidade no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, na Espanha, no México, no Peru, em Porto Rico ou no Uruguai, pode candidatar-se às Bolsas Bolsas Ibero-Americanas;

A mobilidade deverá ter, pelo menos, a duração de um semestre académico completo.

O valor da bolsa é no valor individual de 2300 €.

Requisitos para poder inscrever-se na bolsa 

  • O estudante deverá estar matriculado na Universidade dos Açores e frequentar estudos de licenciatura ou mestrado, tendo obtido pelo menos metade dos créditos ou superado os dois primeiros anos dos seus estudos
  • A estadia e estudos na universidade de destino deverão realizar-se no período compreendido entre 18 de Março de 2019 e 18 de Junho de 2020. Em todo o caso, o início do usufruto das bolsas terá sempre que ser antes de finalizar o mês de Fevereiro de 2020.
  • Após efetuada a atribuição de bolsas, os estudantes selecionados para países da América Latina terão que fazer um seguro obrigatório para realizar a mobilidade. Este seguro deve contemplar as seguintes coberturas:
    • Morte ou Invalidez permanente por acidente
    • Transporte ou repatriamento sanitário do falecido, ferido ou doente
    • Despesas médicas e cirúrgicas, hospitalização por doença ou acidente
    • Responsabilidade Civil Privada

 

 

 

Procedimentos antes da candidatura

Antes da candidatura deves consultar o website da Instituição de Acolhimento e consultar os planos de estudos dos cursos que te interessam. 

Posteriormente, deves contactar o teu/tua Coordenador(a) de Mobilidade para definir o teu plano de estudos.

 

Candidatura

Antes de fazeres a tua inscrição:

  • é obrigatório a leitura do Guia de Candidatura Online e do Regulamento das Bolsas Ibero-Americanas.
  • Deves fazer a tua inscrição no portal Inforestudante em Candidaturas > Mobilidade Outgoing, dentro dos prazos estipulados pela UAc.
  • Deves selecionar outras mobilidades.
  • Tens de indicar duas instituições de ensino superior e aguardar a colocação.
  • Deves ter em atenção os prazos de candidatura das Universidades de acolhimento.
  • A Universidade dos Açores deverá ter acordo com a instituição onde pretende fazer a mobilidade.

 

O estudante deve inscrever-se no portal do Santander em https://www.bolsas-santander.com. Primeiro deve registar-se e depois candidatar-se à bolsa disponível.

Prazos de candidatura:

1.º Semestre e 1 ano: 1 março a 15 de abril.

2.º Semestre: 1 de setembro a 15 de outubro. (a mobilidade deverá terminar obrigatoriamente a 18 de Junho de 2020)

Visto e seguro

Para estudar num país não pertencente à União Europeia o estudante deverá ter passaporte e VISTO de estudante. Informe-se junto da Embaixada do país onde pretende realizar a sua mobilidade.

Embora, o estudante, esteja coberto pelo seguro da Universidade dos Açores, o seguro não cobre todos os domínios exigidos pelo Santander, pelo que é obrigatório que o estudante obtenha um seguro que cubra os domínios indicados em “Requisitos de candidatura”.

Para mais informações relativamente a estas bolsas deves consultar o Regulamento das Bolsas Ibero-Americanas.

Informação Complementar e Documentos

Regulamento das Bolsas Ibero-Americanas 2019

Guia de Candidatura Online outgoing -  (brevemente disponível)

Lista de parceiros pertencentes à rede Santander 2019

Lista de acordos entre UAc e universidades da rede Santander

Learning agreement for studies

 

Bolsas Global Santander

O BANCO SANTANDER, tem focado a sua atividade no apoio ao Ensino Superior cujos pilares estratégicos focam a promoção da igualdade de oportunidades dos jovens universitários no acesso à Educação, à Empregabilidade e ao Empreendedorismo. No que respeita à Educação, para além do acesso, permanência e sucesso nos estudos universitários, sem distinção de género, etnia, religião ou de condição política, social ou económica, Santander Universidades pretende promover a mobilidade internacional de estudantes portugueses. Nesse sentido, o Banco Santander criou o Programa Bolsas Santander Mobilidade Global, procurando incentivar os estudantes a experimentar uma vivência internacional, multicultural e em diferentes geografias e idiomas, enriquecendo o seu currículo académico e preparando melhor os estudantes para um futuro pessoal e profissional que será inevitavelmente de maior proximidade entre pessoas de todo o mundo. 

Destinatários

As Bolsas são destinadas a apoiar estudantes de licenciatura ou mestrado, com dificuldades económicas, inscritos na Universidade dos Açores e que pretendem frequentar um período de mobilidade numa universidade estrangeira.

Número e valor das bolsas

Estão disponíveis 9 bolsas no valor de 500€ cada.

Condições de elegibilidade

Obrigações:

  • Estar matriculado na Universidade dos Açores num curso de licenciatura ou de mestrado.
  • Mérito escolar. Os candidatos, deverão demonstrar aproveitamento no ano letivo anteriormente frequentado. 
  • Ter nacionalidade Portuguesa
  • Ter apresentado uma candidatura a mobilidade Erasmus+ para 2021/2022.

Acumulação de Bolsas

Podem ser atribuídas BOLSAS a candidatos que concorreram ou obtiveram Bolsas Santander ou outras em algum momento passado. Relativamente ao ano letivo em curso, não é permitido acumular bolsas de mobilidade Santander, sendo, no entanto, permitido acumular com outras bolsas ou apoios, privados ou públicos.

Procedimentos e documentação necessária para candidatura

  • O estudante deverá aceder aoportal www.bolsas-santander.com, registar-se e proceder à candidatura às bolsas Global Santander disponíveis na Universidade dos Açores.

Conta bancária a utilizar na liquidação da Bolsa

As contas bancárias indicadas pelos candidatos para receção do valor das bolsas deverão ser obrigatoriamente do Banco Santander.

Prazos

A candidatura deverá ser submetida através do portal Santander, acima indicado entre 19 de Abril e 31 de Maio de 2021.

Avaliação: irá decorrer entre 31 Maio e 30 de Junho de 2021

Seleção: 30 Junho de 2021

REGULAMENTO BOLSAS SANTANDER MOBILIDADE GLOBAL 2021

 

[/tabs]

Fulbright

 

As bolsas do Programa Fulbright oferecem a estudantes e professores portugueses a oportunidade de estudar, leccionar ou fazer investigação nos Estados Unidos da América, bem como a estudantes e professores americanos a oportunidade de desenvolver o mesmo tipo de atividades em Portugal. As instituições de ensino superior portuguesas têm à disposição oportunidades para receberem assistentes de inglês, investigadores e professores norte-americanos.

 

Bolsas Fulbright

 

Informações adicionais

Para informações adicionais, consulte o sítio da internet da Fulbright ou envie email.

Intercâmbio China

A Universidade dos Açores estabeleceu recentemente um acordo de intercâmbio de estudantes e pessoal com a Shanghai Ocean University (SHOU) que está localizada em Xangai, na China. Esta Universidade foi fundada em 1912, reside na margem do rio Huangpu.

Xangai é uma metrópole internacional que atrai cada vez mais atenção de todo o mundo. Situada no estuário do rio Yangtze, serve como o mais influente centro económico, financeiro, comercial, cultural, e de ciência e tecnologia no leste da China. Também é um destino popular para os visitantes sentirem o desenvolvimento pulsante do país. Além de sua modernização, o toque multicultural da cidade confere-lhe um glamour único. Aqui, encontra-se a mistura perfeita de culturas, o moderno e o tradicional, o ocidental e o oriental. Novos arranha-céus e o velho Shikumen desenham juntos o horizonte da cidade. Os costumes ocidentais e as tradições chinesas entrelaçaram-se e formaram a cultura de Xangai, tornando a estadia de um visitante verdadeiramente memorável.

Shanghai Ocean University

A Shanghai Ocean University (SHOU), é uma das principais universidades com disciplinas preponderantes de ciências marinhas, pesca e ciência e tecnologia de alimentos. A Universidade estabeleceu um bom relacionamento em intercâmbio acadêmico e cooperação com mais de 50 faculdades, universidades e institutos de pesquisa dos EUA, Japão, Austrália, Rússia, Coreia do Sul e Vietname, etc. Para aqueles que pretendem melhorar a proficiência chinesa principalmente, as aulas de chinês (iniciante a avançado) estão disponíveis para serem realizadas. Enquanto isso, o SHOU permite que os estandes se candidatem a cursos académicos em qualquer escola especializada para ter uma gama mais ampla de conhecimento e horizonte.

A universidade é famosa por sua especialização em agricultura, ciência, engenharia, economia, artes e administração, e pelo ensino da língua chinesa a estrangeiros. A Universidade agora cerca de 15.000 estudantes em tempo integral em diferentes níveis.


Consulte o FACT SHEET para o 1.º semestre de 2019 / 2020 aqui

Verificar no Fact Sheet da SHOU informações relativas à mobilidade, assim como o calendário académico, candidatura, Seguro e Alojamento.

ANTES DA CANDIDATURA

Para o estudante da Universidade dos Açores poder candidatar-se deverá reunir os seguintes requisitos:

  • estar matriculado num dos cursos de qualquer ciclo de estudos na Universidade dos Açores;
  • ter a propinas pagas;
  • ter pelo menos concluído o 1.º ano do curso. O requisito não se aplica a alunos de mestrado e de doutoramento.

REQUISITOS DE LÍNGUA

Os estudantes deverão ter obrigatoriamente um dos seguintes certificados:

  • Chinese-médium Academy courses: New HSK Certificate, level 4, 180 score or above;
  • English-medium Academy courses: IELTS overall 6.0, or TOFEL IBT 80;
  • Não há requisitos de idioma para aqueles que escolhem o programa em chinês.

Devem verificar e elaborar junto do coordenador de Mobilidade da vossa faculdade o plano de estudos para posterior reconhecimento das disciplinas realizadas e aprovadas na SHOU.

PROCEDIMENTOS DE CANDIDATURA

Os estudantes interessados em realizar uma mobilidade para a SHOU, deverão consultar os planos de estudos disponibilizados na página web da SHOU. Os estudantes de qualquer área e de qualquer ciclo de estudos (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento) podem candidatar-se a um intercâmbio na SHOU por um semestre.

Devem contactar o coordenador da mobilidade para validar o plano de estudos.

Prazo de candidatura

Na Universidade dos Açores as candidaturas deverão ser entregues até 12 de Abril de 2019.

O prazo para submissão de candidatura online, através do link indicado no fact sheet para o 1.º semestre, é até 31 de Maio de 2019.

Durante a mobilidade

Após a chegada à Shangai Ocean University tens 7 dias para enviar ao Gabinete de Relações Externas (GRE) o certificado de chegada, digitalizado, devidamente assinado e carimbado pelo responsável daquela instituição.

Se necessário, o estudante pode alterar o Contrato de Estudos (Learning Agreement) até 30 dias após chegada à IES de acolhimento, devendo, para isso, contactar o Coordenador de Mobilidade de ambas as instituições e preencher o documento próprio, que, depois de devidamente assinado, deverá ser enviado ao GRE.

No final da mobilidade

No final da Mobilidade, os estudantes deverão garantir junto do Coordenador de Mobilidade da Universidade de Acolhimento o preenchimento e assinatura do certificado de saída.

De igual modo, devem confirmar se têm na tua posse todos os documentos originais a entregar no GRE no regresso à UAc:

Documentos

Application Form Exchange Students SHOU

Learning Agreement da UAc

Alterações ao Learning Agreement da UAc

Certificado de chegada da UAc

Certificado de estadia/partida da UAc

 

Programas de bolsas de estudo para o período de outono de 2019

A SHOU é líder nas disciplinas de aquicultura, ciências marinhas, ciência e tecnologia de alimentos, biologia, economia e gestão pesqueira, e foi selecionada para o projeto da universidade "Double first class" pelo governo chinês em 2017.

Por isso, anualmente O SHOU recebe financiamento especial do governo para desenvolver a internacionalização e educar os estudantes internacionais nas disciplinas mencionadas acima.

De acordo com o plano internacional de recrutamento de estudantes, em 2019, o SHOU apoiará cerca de 50 alunos nos seus cursos com vários tipos de financiamento, incluindo CSC - Chinese Government Scholarship, SGS - Shanghai Government Scholarship, SHOU-PS: Shanghai Ocean University President Scholarship.

Aqui, encontra a introdução e cobertura de cada tipo de bolsa de estudos e a forma de aplicar-se/candidatar-se às diferentes especializações.

Os alunos interessados devem preencher o formulário de inscrição on-line em admissions.shou.edu.cn, antes do prazo de inscrição designado.

 

Cursos de Verão na SHOU

A SHOU (Shanghai Ocean University) promove anualmente um Programa Internacional de Verão que decorre entre 1 e 19 de julho, que consiste em cursos de língua chinesa, experiências culturais e explorações locais. Este é um programa muito popular, mas tem poucas vagas. No entanto, para promover a cooperação com a Universidade dos Açores, a SHOU decidiu atribuir à universidade dos Açores 2 bolsas grátis que cobre a taxa de inscrição de CNY 200, taxa de 2500 programa. Os dois estudantes só precisam pagar o alojamento, seguro local e seu custo de vida em SHOU.

Candidatura

Os estudantes interessados devem candidatar-se ao respetivo programa preenchendo o formulário online seguindo as instruções indicadas na brochura.

Os detalhes sobre este programa também podem ser encontrados na brochura.

SHOU Week Summer Program

 

Coordenadores da Mobilidade/Mobility Coordinators

 

Coordenadora Institucional

Doutora Susana Mira Leal
susana.cm.leal@uac.pt

 

Coordenadores da Mobilidade

 

Faculdade / Escola

Name

Email

ESS - Escola Superior de Saúde

Mestre Maria Leonor Raposo

maria.lm.raposo@uac.pt

FCAA - Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente

Doutor Joaquim Moreira da Silva

joaquim.fm.silva@uac.pt

FCSH - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Doutor Francisco José Rodrigues Sousa

francisco.jr.sousa@uac.pt

FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia

Doutora Maria Amélia Fonseca

maria.ao.fonseca@uac.pt

FEG - Faculdade de Economia e Gestão

Doutor Franscisco José Ferreira Silva

francisco.jf.silva@uac.pt

IVAR - Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Doutor José Manuel Rodrigues Pacheco

jose.mr.pacheco@uac.pt

IITAA - Instituto de Investigação em Tecnologias Agrárias e do Ambiente

Doutora Célia Costa Gomes Silva

celia.cg.silva@uac.pt

EST - Escola Superior de Tecnologias Doutor Airidas Dapkevicius airidas.dapkevicius@uac.pt