Inovação Pedagógica

Inovação Pedagógica

A Universidade dos Açores (UAc) reconhece o papel da inovação pedagógica na promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem, alinhando-se com as melhores práticas nacionais e internacionais no Ensino Superior.

Tendo por base a sua política pedagógica institucional, a UAc compromete-se com a construção de uma cultura de excelência educativa, centrada no estudante, na valorização do corpo docente e na integração de tecnologias e metodologias inovadoras.

Neste espaço, divulgamos iniciativas, projetos, recursos e oportunidades de formação que visam apoiar a comunidade académica na adoção de práticas pedagógicas inovadoras.

Política Pedagógica Institucional

O desenvolvimento profissional docente e a modernização dos ambientes de aprendizagem constituem os dois pilares estratégicos que sustentam sete orientações pedagógicas transversais da Política Pedagógica Institucional da UAc.

A circular assenta num conjunto de recomendações nacionais e internacionais, com destaque para o documento Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Cenários e Caminhos de Transformação, da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Os autores apresentam uma análise aprofundada dos desafios contemporâneos do Ensino Superior e propõem caminhos para a construção de uma cultura de inovação pedagógica. Reunindo contributos de experiências nacionais e internacionais, o documento destaca a importância de:

  • Centrar o ensino na aprendizagem do estudante, promovendo a sua participação ativa e o desenvolvimento de competências transversais;
  • Reconfigurar os currículos e as práticas pedagógicas, com recurso a metodologias inovadoras;
  • Integrar tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem;
  • Reforçar o desenvolvimento profissional docente, através de formação contínua e da valorização do ensino como campo de investigação;
  • Promover a internacionalização das experiências formativas, incentivando a mobilidade e a partilha de boas práticas entre instituições;
  • Criar condições institucionais favoráveis à inovação, incluindo políticas de apoio, estruturas organizacionais flexíveis e mecanismos de incentivo à experimentação pedagógica.

Estas recomendações alinham-se com as orientações do Espaço Europeu do Ensino Superior, da OCDE e da UNESCO, reforçando a necessidade de uma transformação pedagógica sustentada, colaborativa e centrada na qualidade da formação.

Estruturas de Apoio

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ProQIP - Pró-Reitoria para a Qualidade e Inovação Pedagógica

A Pró-Reitoria é atualmente assegurada por Ricardo Cunha Teixeira, no âmbito das competências que lhe foram delegadas pelo Despacho n.º 11534/2023.

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GMIP - Grupo de Missão para a Inovação Pedagógica da UAc

O GMIP integra um docente representante de cada Unidade Orgânica de Ensino e Investigação com Conselho Pedagógico e tem as competências definidas pelo Despacho n.º 173/2024.

EQUIPA

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Ricardo Cunha Teixeira
Pró-Reitor para a Qualidade e Inovação Pedagógica
Ícone FCSH
Ana Isabel Santos
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Ícone FCT
Armando Brito Mendes
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Ícone FEG
Daniela Fantoni Alvares
Faculdade de Economia e Gestão
Ícone ESS
Márcio Tavares
Escola Superior de Saúde
Ícone FCAA
Maria da Graça Silveira
Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente

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GAQ - Gabinete de Avaliação e Qualidade

O Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) dá apoio à implementação da Política de Qualidade da UAc, com enfoque no Sistema Interno de Gestão da Qualidade (SIGeQ), em articulação com a Comissão de Acompanhamento do SIGeQ. A sua missão centra-se na recolha, tratamento e análise sistemática de indicadores relevantes, assegurando a monitorização contínua dos diferentes processos. Para além destas funções, o GAQ presta também apoio técnico ao desenvolvimento e acompanhamento de projetos de inovação pedagógica, reforçando o compromisso da UAc com a excelência educativa e a transformação do Ensino Superior.

CONTACTOS

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GAQ - Apoio para projetos de inovação pedagógica
José Ponte
Ícone telefone
(+351) 296 650 432 | Ext. 1432

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Ap.TEC - Apoio para Tecnologias Educativas

O Ap.TEC é o novo serviço da UAc dedicado ao apoio no uso de tecnologias educativas, criado em articulação com a ProQIP, o GMIP e o GAQ.

Este serviço visa apoiar docentes e investigadores que lecionam na UAc, promovendo a utilização eficaz de ferramentas e plataformas digitais relevantes no contexto do ensino e aprendizagem (Moodle, Vevox, Padlet, Turnitin, Office 365, entre outras).

O Ap.TEC disponibiliza periodicamente newsletters com documentos de apoio que fornecem orientações práticas e sugestões úteis para a integração de tecnologias educativas, sob a designação de S.T.E.P. by S.T.E.P. – Soluções de Tecnologias Educativas e Pedagógicas.

Adicionalmente, pode ser solicitado apoio ao Ap.TEC por email, telefone ou mediante a marcação de reuniões presenciais ou via Microsoft Teams, conforme a disponibilidade dos envolvidos.

CONTACTOS

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Ap.TEC - Apoio para Tecnologias Educativas
João Araújo
Ícone telefone
Ext. 1038

O Ap.TEC é financiado pelo PRR, no âmbito do programa "Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023 – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica". Para mais informações, consulte o site Recuperar Portugal.

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Newsletters - Apoio para Tecnologias Educativas

O Ap.TEC - Apoio para Tecnologias Educativas disponibiliza newsletters temáticas com documentos de apoio S.T.E.P. by S.T.E.P. – Soluções de Tecnologias Educativas e Pedagógicas, que visam promover a utilização eficaz de ferramentas e plataformas digitais relevantes no contexto do ensino e aprendizagem (Moodle, Vevox, Padlet, Turnitin, Office 365, entre outras).

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Para além das newsletters, pode também recorrer diretamente aos seguintes links:

Padlet com os documentos de apoio S.T.E.P. by S.T.E.P.
(com atualizações regulares):
QR Code para Ap.TEC
Padlet para a apresentação de dúvidas e sugestões
(com resposta célere):
QR Code para Ap.TEC Dúvidas e Sugestões

O Ap.TEC é financiado pelo PRR, no âmbito do programa "Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023 – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica". Para mais informações, consulte o site Recuperar Portugal.

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InovAção – Jornadas Contínuas de Inovação Pedagógica da UAc

O InovAção é uma iniciativa alicerçada na Política Pedagógica Institucional da UAc, que visa promover uma cultura de melhoria contínua e de inovação no ensino e na aprendizagem. Estas jornadas constituem momentos regulares de partilha, reflexão e formação em torno de práticas de ensino inovadoras, alinhadas com os pilares estratégicos da UAc (o desenvolvimento profissional docente e a modernização dos ambientes de aprendizagem), de modo a contribuir para a concretização das orientações pedagógicas transversais definidas pela UAc, como o ensino centrado no estudante, a utilização de recursos digitais, a avaliação formativa e a articulação entre o ensino, a investigação e a comunidade. As jornadas pretendem também constituir um espaço privilegiado para o fortalecimento das comunidades de prática docente e para o apoio à implementação de projetos de inovação pedagógica.

O InovAção é financiado pelo PRR, no âmbito do programa "Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023 – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica". Para mais informações, consulte o site Recuperar Portugal.

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Prémio e Projetos de Inovação Pedagógica

Informação a atualizar em breve.

SAPIEN

#Construir o Futuro

Ver a Ficha Técnica

Em 2024, a UAc tornou-se cofundadora do Centro de Excelência SAPIEN – South and Atlantic Pedagogical Innovation & Excellence Network, uma iniciativa que resulta da união de esforços de nove Instituições de Ensino Superior, designadamente a Universidade NOVA de Lisboa, promotora do consórcio, a Universidade dos Açores, a Universidade do Algarve, a Universidade de Évora, a Universidade da Madeira, o Instituto Politécnico de Beja, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Setúbal e a Egas Moniz School of Health & Science. O consórcio abrange cerca de 40% do território nacional, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O SAPIEN constitui-se como um catalisador da inovação e da excelência pedagógica no Ensino Superior, promovendo uma cultura institucional de valorização da docência. A sua ação concretiza-se através de uma abordagem colaborativa em rede, centrada no desenvolvimento profissional docente, na criação de ambientes de aprendizagem enriquecidos com tecnologia e na implementação de um modelo pedagógico centrado no estudante e nas suas aprendizagens.

Das iniciativas desenvolvidas pelo SAPIEN até ao momento destaca-se a formação de base para a docência “Ensinar e Aprender no Ensino Superior” e as sessões “3P – Partilhando Práticas Pedagógicas”, com informação adicional disponível aqui.

Destaca-se também o 1.º Encontro SAPIEN "Experiências que transformam: inovação pedagógica e colaboração no ensino superior", que decorrerá nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho de 2025, em formato online e presencial no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

O SAPIEN é financiado pelo PRR, no âmbito do programa "Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 04/C06-i07/2023 – Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Criação de Centros de Excelência de Inovação Pedagógica". Para mais informações, consulte o site Recuperar Portugal.

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Outros Consórcios

Ainda em matéria de inovação e modernização do ensino, a UAc integra também desde 2024 consórcios PRR para a modernização do ensino da Medicina e das Ciências Agrárias, bem como para a capacitação digital dos estudantes não CTEAM.

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