Institucional | Unidades Orgânicas - Polo de Ponta Delgada


Departamento de Biologia

Missão

O Departamento de Biologia (DB) tem como missão desenvolver investigação, formação e prestação de serviços à comunidade, nos domínios das Ciências da Vida, das Ciências Ambientais e da Biomedicina.

Objetivos

No âmbito da sua missão, o DB tem como objetivos:

1. promover a formação, a motivação e a dedicação de novas gerações de profissionais nas áreas científicas da Biologia, do Ambiente e da Biomedicina;

2. fomentar a investigação e o desenvolvimento em ciências ambientais e da vida de forma integrada, em áreas como Biodiversidade, Biotecnologia, Biomedicina, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental e Ordenamento do Território;

3. contribuir para a informação da sociedade local e influenciar as políticas públicas nas diferentes áreas científicas de intervenção do departamento.

4. contribuir para a criação de uma geração de profissionais mais habilitados, um público mais informado e decisores políticos cientificamente mais avisados, combinando a pesquisa com a ação e integrando a ciência com a educação.

Descrição

O DB é uma unidade orgânica de ensino universitário da Universidade dos Açores que se encontra sediada no Edifício do Complexo Científico no campo de Ponta Delgada. Inclui um corpo docente e de investigação multidisciplinar que desenvolve investigação nos diferentes domínios científicos de intervenção do departamento e assegura a oferta de ciclos de estudos em todos os níveis de formação universitária (licenciatura, mestrado e doutoramento).

O DB é responsável por cursos de licenciatura em Biologia, Ciclo Básico de Medicina, mestrados em Ambiente, Saúde e Segurança; Biodiversidade e Biotecnologia; Ciências Biomédicas; Ordenamento do Espaço Marítimo (Erasmus Mundus), e um programa doutoral em Biologia. Além disso leciona unidades curriculares das áreas da Biologia e de Geografia noutros cursos da Universidade dos Açores.

Os elementos do DB integram equipas de investigação que desenvolvem projetos em diversos centros de investigação da Universidade dos Açores ou centros de investigação de outras instituições nacionais, reconhecidos pela FCT: Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO); Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG); Centro de Biotecnologia dos Açores (CBA); Centro de Investigação e Tecnologia Agrária dos Açores (CITA-A); Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR); Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C) e Instituto de Investigação e Inovação em Saúde.

Diretor
António dos Santos Pires Martins

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Complexo Científico
Campus de Ponta Delgada

Email

(+351) 296 650 102/3

Departamento de Ciências da Educação

Missão

O Departamento de Ciências da Educação (DCE) tem por missão assegurar a formação inicial e contínua de educadores e professores dos vários níveis de ensino, psicólogos e outros profissionais e agentes com responsabilidades – formais ou não formais – nas áreas da Educação e da Psicologia, bem como promover a investigação e a prestação de serviços à comunidade nessas duas áreas.

Objetivos

No âmbito da sua missão, o DCE tem como principais objetivos:

1. promover a formação inicial de profissionais com responsabilidades educativas e psicólogos;

2. garantir a qualificação para a docência de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário;

3. contribuir para a formação contínua de professores e outros agentes de educação;

4. dinamizar e apoiar a organização de eventos de formação e divulgação científica nas áreas da Educação e da Psicologia;

5. apoiar pedagógica e tecnicamente os docentes dos vários níveis educativos;

6. desenvolver, fomentar e apoiar a investigação em Educação e em Psicologia;

7. cooperar com outras instituições e associações no desenvolvimento de projetos ou ações com interesse educativo;

8. desenvolver serviços de peritagem, consultoria e auditoria nas áreas da Educação e da Psicologia.

Descrição

O DCE é uma unidade orgânica de ensino universitário da Universidade dos Açores que se encontra sedeada no Edifício de Ciências Sociais e Humanas, no campo de Ponta Delgada. Inclui um corpo docente integralmente doutorado que desenvolve investigação nos diferentes domínios da Educação e da Psicologia e assegura a oferta de ciclos de estudos de licenciatura e mestrado nos domínios da formação de educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário e psicólogos. Além disso leciona unidades curriculares das áreas da Educação e da Psicologia noutros cursos da Universidade dos Açores.

Os membros do DCE integram centros de investigação da Universidade dos Açores ou centros de investigação de outras instituições nacionais e o departamento edita uma revista na área “Arquipélago - Ciências da Educação”.

O DCE disponibiliza ainda consultoria e serviços formativos, por solicitação de entidades associadas ao sistema educativo regional e não só, e os seus docentes têm integrado equipas de trabalho constituídas no âmbito do sistema educativo regional ou assumido o papel de consultores e/ou emitido pareceres sobre variados assuntos de âmbito educativo.

Diretor
Adolfo Fernando da Fonte Fialho

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Edifício das Ciências Humanas
Campus de Ponta Delgada

Email

(+351) 296 650 155

Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento

Missão

O Departamento de Ciências Tecnológicas e Desenvolvimento (DCTD) tem como missão o ensino, a investigação científica e o desenvolvimento tecnológico, a valorização e a divulgação científica e cultural no país e no estrangeiro e a prestação de serviços à sociedade nas áreas de Arquitetura, Engenharias (Civil e Mecânica), Química, Física e Tecnologia Alimentar.

Objetivos

No âmbito da sua missão, o DCTD tem como objetivos:

1. proporcionar formação de elevada qualidade nos domínios da Arquitetura, Engenharias (Civil e Mecânica), Química, Física e Tecnologia Alimentar;

2. proporcionar um ambiente de aprendizagem estimulante, promovendo a participação de estudantes, desde o início da sua formação, em projetos de investigação científica e de extensão universitária;

3. alcançar a excelência no ensino e na investigação nas suas áreas de competência;

4. estabelecer com a sociedade civil uma relação catalisadora de ações que promovam a divulgação da cultura científica, o intercâmbio de ideias/ interesses e a transferência de conhecimentos, consubstanciada pelas várias parcerias estabelecidas com empresas locais e nacionais;

5. incentivar a resolução de problemas e a inovação no desenvolvimento de ações complementares de divulgação de projetos e resultados científicos.

Descrição

O DCTD é uma unidade orgânica de ensino universitário da Universidade dos Açores que se encontra sedeada no Edifício do Complexo Científico no campo de Ponta Delgada. Possui um corpo docente de carreira altamente qualificado, integralmente doutorado, com produção científica nas áreas da geotecnia, física, materiais, geofísica e alterações climáticas, química dos alimentos, ciências da vida, biotecnologia e química de produtos naturais (com ênfase na valorização de produtos naturais açorianos com potencial terapêutico ou outro).

O DCTD organiza e é responsável pela lecionação de cursos preparatórios, ou seja, dos dois primeiros anos dos Mestrados Integrados em Arquitetura (ao abrigo de protocolo existente com o Instituto Universitário de Lisboa/ISCTE) e Engenharia Civil e Engenharia Mecânica (ao abrigo de protocolo existente com o Instituto Superior Técnico).

O DCTD participa também na docência de unidades curriculares, nas suas áreas de competência, em diversos cursos de primeiro ciclo da Universidade dos Açores (Ciclo Básico de Medicina, Biologia, Proteção Civil e Gestão de Riscos, preparatórios de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores), e de segundo ciclo (Mestrado em Ciências Biomédicas e Mestrado em Ambiente, Saúde e Segurança).

Os docentes do DCTD integram centros de investigação da Universidade dos Açores ou centros de investigação de outras instituições nacionais, reconhecidos pela FCT, colaborando com diversas instituições de ensino superior nacionais (IST, U. Aveiro, FCT/UNL, U. da Madeira) e estrangeiras (ULL, ULPGC).

Diretor
Helena Cristina de Sousa Pereira Meneses e Vasconcelos

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Complexo Científico
Campus de Ponta Delgada

Email

(+351) 296 650 172

Departamento de Economia e Gestão

Missão

O Departamento de Economia e Gestão (DEG) tem por missão desenvolver investigação e formação graduada e pós-graduada na área das Ciências Económicas e Empresariais.

Objetivos

No âmbito da sua missão, o DEG tem como principais objetivos:

1. organizar e assegurar o ensino de primeiro ciclo nas áreas da Economia, Gestão e Turismo.

2. organizar e dinamizar formação pós-graduação em Gestão, de segundo ciclo em Ciências Económicas e Empresariais, Gestão Internacional do Turismo e Gestão (MBA), e de terceiro ciclo em Ciências Económicas e Empresariais

3. promover a investigação e divulgação científica nas áreas da sua competência;

4. reforçar os laços de cooperação com o tecido empresarial e económico da Região Autónoma dos Açores e o Governo regional, através de parcerias a nível da formação, consultoria e investigação.

Descrição

O DEG é uma unidade orgânica de ensino universitário da Universidade dos Açores que se encontra sedeada no Edifício de Ciências Sociais e Humanas no campo de Ponta Delgada. Conta com um corpo docente jovem, dinâmico e altamente qualificado, proveniente de programas de doutoramento de diversas universidades nacionais e estrangeiras.

O DEG assegura diversas licenciaturas, cursos de mestrado e de doutoramento nas suas áreas da Economia, Gestão e Turismo.

O Departamento mantém protocolos com diversas entidades privadas e públicas para acolhimento de estagiários dos seus programas de licenciatura, bem como para a atribuição de prémios de mérito a alunos e licenciados dos diversos cursos que leciona.

O DEG incorpora um centro de empreendedorismo, para o desenvolvimento de atividades de formação na área, e os seus docentes e investigadores integram centros de investigação da Universidade dos Açores ou centros de investigação de outras instituições nacionais, reconhecidos pela FCT, designadamente da Universidade da Madeira.

Diretor
Mário José Amaral Fortuna

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Edifício das Ciências Humanas
Campus de Ponta Delgada

Email

(+351) 296 650 084/550

Departamento de Geociências

Missão

O Departamento de Geociências (DG) tem por missão promover a excelência do ensino, da investigação científica, do desenvolvimento tecnológico e da inovação na área das Ciências da Terra e do Espaço.

Objetivos

No âmbito da sua missão, o DG tem como principais objetivos:

1. fomentar a criação de conhecimento e desenvolvimento experimental na área das Ciências da Terra e do Espaço, num quadro de referência internacional;

2. dinamizar a formação graduada e pós-graduada nas áreas científicas da sua competência;

3. estudar e acompanhar o desenrolar de fenómenos naturais no domínio das Ciências da Terra e do Espaço e avaliar o seu impacte nas mais diversas vertentes;

4. promover a conservação e proteção do património geológico e das paisagens vulcânicas;

5. dinamizar a difusão e aplicação do conhecimento através da articulação das suas atividades de investigação científica, ensino e extensão cultural;

6. contribuir para o bem estar social através da assessoria e prestações de serviços a outras entidades, públicas ou privadas.

Descrição

O Departamento de Geociências (DG) é uma unidade orgânica de âmbito universitário da Universidade dos Açores que se encontra sedeada no Edifício do Complexo Científico no campo de Ponta Delgada. O DG dedica-se ao ensino, à investigação e à prestação de serviços à comunidade nos domínios das Ciências da Terra e do Espaço, nas suas vertentes fundamental e aplicada.

A nível do ensino, o DG coordena formação de primeiro ciclo em Proteção Civil e Gestão de Riscos e participa noutras licenciaturas da Universidade dos açores (Biologia, Ciências de Engenharia, preparatórios de Engenharia Civil, Energias Renováveis, Educação Básica e Turismo). No que respeita aos cursos de pós-graduação, o DG leciona mestrados em Vulcanologia e Riscos Geológicos e em Geologia do Ambiente e Sociedade, coordenando diversos projetos de doutoramento. O DG colabora, ainda, noutros mestrados da Universidade dos Açores, designadamente, em Ordenamento do Território e Planeamento Ambiental e em Ambiente, Saúde e Segurança.

A investigação desenvolvida pelo DG centra-se fundamentalmente nas áreas da vulcanologia, da sismologia e do ambiente, desenvolvendo-se em torno do conhecimento e da prevenção de desastres naturais, privilegiando-se a cooperação técnica e científica, nacional e internacional. As actividades de investigação são predominantemente desenvolvidas no Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG), uma unidade pluridisciplinar de investigação integrada na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e membro da World Organization of Volcano Observatories (WOVO).

Diretor
José Manuel Rodrigues Pacheco

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Complexo Científico
Campus de Ponta Delgada

Email

(+351) 296 650 144

Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais

Missão

O Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais (DHFCS) cumpre a plenitude da missão universitária: o ensino, a investigação e a prestação de serviços à comunidade, contribuindo para o conhecimento e o desenvolvimento dos Açores, e do país, em geral, nas áreas da História e do Património, da Filosofia e da Ética, da Sociologia, da Ciência Política, da Demografia, da Antropologia e do Serviço Social.

Objetivos

No âmbito da sua missão, o DHFCS tem como objetivos:

1. contribuir para a formação e especialização de recursos humanos nas áreas das Humanidades e das Ciências Sociais;

2. concorrer para a inovação e o desenvolvimento da Região Autónoma dos Açores e do país, a nível científico e cultural;

3. promover ensino e investigação de excelência nas áreas da sua competência;

4. recentrar o Homem e as Sociedades Humanas entre as grandes prioridades do saber, da reflexão e do debate;

5. proporcionar um melhor e mais aprofundado conhecimento dos Açores, de Portugal e do Mundo Ocidental, nos domínios da História, das Dinâmicas Sociais, da Filosofia e da Cultura, do Património e das Relações Euro-Atlânticas.

Descrição

O DHFCS é uma unidade orgânica de âmbito universitário da Universidade dos Açores que se encontra sedeada no Edifício de Ciências Sociais e Humanas, no campo de Ponta Delgada. Integra um corpo docente de carreira composto integralmente por doutorados, contando com a colaboração pontual de alguns docentes convidados.

No tocante ao ensino, o DHFCS coordena e organiza diversos cursos de licenciatura e mestrado, pós-graduações e um doutoramento. Além disso, colabora, a nível da lecionação, com outras unidades orgânicas e academias. A excelência dos planos curriculares e a qualidade do ensino que promove, comprovam-se pelos processos de acreditação dos seus cursos.

Todos os docentes estão integrados em Unidades de Investigação & Desenvolvimento da própria Universidade dos Açores ou de outras Universidades nacionais e ainda colaboram com centros de investigação sedeados no estrangeiro.

A realização de Ciclos de Conferências, Seminários, Colóquios nacionais e internacionais, Cursos Livres e workshops faz parte das múltiplas atividades que esta unidade orgânica promove. Os núcleos estudantis criados no seu seio contribuem para o dinamismo e capacidade de intervenção do Departamento. Destacam-se o NEPI (Núcleo Estudantes de Política Internacional) e o NESUA (Núcleo de Estudantes de Sociologia da Universidade dos Açores), estando em processo de revitalização o NESSUA (Núcleo de Estudantes de Serviço Social da Universidade dos Açores).

Diretor
Susana Paula Franco Serpa Silva

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Edifício das Ciências Humanas
Campus de Ponta Delgada

Email

(+351) 296 650 127

Departamento de Línguas e Literaturas Modernas

Missão

O Departamento de Línguas e Literaturas Modernas (DLLM) tem por missão o desenvolvimento de atividades centradas no ensino, na investigação e na prestação de serviços à comunidade, nas áreas disciplinares das Línguas, Literatura e Cultura.

Objetivos

No âmbito da sua missão, o DLLM tem como objetivos:

1. assegurar um ensino de qualidade e atento às necessidades do mundo atual, nas áreas das línguas, cultura e literatura;

2. formar indivíduos capazes de enfrentar os desafios do mundo atual, quer profissionalmente quer enquanto cidadãos capazes de pensar e agir como agentes de mudança;

3. desenvolver uma investigação rigorosa que contribua para o melhoramento de uma sociedade assente em valores de ordem humanística;

4. realizar atividades de divulgação do conhecimento, através da organização e participação em eventos de caráter científico;

5. promover a internacionalização das atividades do departamento em benefício da formação dos alunos e do enriquecimento da atividade de investigação;

6. promover a divulgação do conhecimento junto da comunidade, através da participação em projetos e atividades de formação ao longo da vida ou da oferta de cursos livres, e da prestação de serviços, no âmbito das áreas científicas do departamento.

Descrição

O DLLM é uma unidade orgânica da Universidade dos Açores sedeada no Edifício de Ciências Sociais e Humanas do campo de Ponta Delgada. Vocacionado para o ensino e a investigação e nas áreas das línguas, literatura e cultura, o DLLM tem prestado o seu contributo à Região Autónoma dos Açores através da formação de quadros superiores, da intervenção cultural e da prestação de serviços, representando, de forma reconhecidamente meritória, a região em encontros científicos quer no restante espaço nacional, quer no espaço internacional.

Responsável, durante mais de duas décadas, pelos cursos de licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, nas suas variantes de Estudos Portugueses e Franceses e de Estudos Portugueses e Ingleses, e ainda pelos cursos de licenciatura em Ensino do Português e Francês e em Ensino do Português e Inglês, o DLLM já promoveu também cursos de licenciatura em Estudos Portugueses, em Línguas e Literaturas Europeias, em Línguas Modernas Aplicadas e em Comunicação Social e Cultura; mestrados em Cultura e Comunicação, em Cultura e Literatura Portuguesas, em Língua e Literatura Portuguesas, em Estudos Portugueses e em Estudos Interculturais - Dinâmicas Insulares; e um doutoramento em Estudos Portugueses. Atualmente é responsável pelo curso de 1.º ciclo (licenciatura) em Relações Públicas e Comunicação, estando em preparação uma nova oferta formativa em línguas, cultura e comunicação. Assegura ainda cursos de 2.º ciclo (mestrado) em Ciências da Comunicação e em Tradução e Assessoria Linguística.

O DLLM promove cursos livres em Português (LE) e em línguas estrangeiras (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Mandarim e Russo), e ainda em Técnicas de Escrita em Português e Português Técnico.
O Departamento é o único centro CAPLE acreditado na RAA, assegurando todos os anos a realização de exames Português (LE).

Diretor
Maria Madalena Marcos Carlos Teixeira Silva

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Edifício das Ciências Humanas
Campus de Ponta Delgada

Email

(+351) 296 650 189

Departamento de Matemática

Missão

O Departamento de Matemática (DM) tem como missão desenvolver atividades de ensino, investigação, divulgação científica e prestação de serviços à comunidade nas áreas científicas de Matemática, Informática e Estatística e Investigação Operacional.

Objetivos

No âmbito da sua missão, o DM tem como principais objetivos:

1. contribuir para a criação, promoção e divulgação do conhecimento nas áreas científicas da sua competência;

2. desenvolver ações que reduzam o insucesso escolar na Matemática, nomeadamente através da formação dos professores e da dinamização de ações formativas nas escolas;

3. contribuir para a literacia digital da população açoriana;

4. promover atividades de cooperação com o tecido empresarial e com instituições públicas e privadas;

5. promover o intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes com outras instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras, com destaque para o espaço europeu e para as comunidades de língua portuguesa.

Descrição

O DM é uma unidade orgânica de âmbito universitário da Universidade dos Açores sedeada no campo de Ponta Delgada.

No âmbito do ensino, o DM oferece a Licenciatura em Informática – Redes e Multimédia, com componentes de formação em Engenharia de Redes, Programação Web, Sistemas de Informação e Multimédia. Com base num protocolo com o Instituto Superior Técnico, o DM tem à sua responsabilidade os preparatórios do curso de Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Tem oferecido uma Pós-Graduação em Análise de Dados e Gestão de Informação e foi responsável por outros cursos, como o Mestrado em Matemática para Professores, uma Pós-Graduação em Tecnologias Web e um Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação, este último em protocolo com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa. Ministrou durante vários anos um Curso de Especialização Tecnológica em Desenvolvimento de Produtos Multimédia. O DM tem, igualmente, a seu cargo a docência de um leque diversificado de unidades curriculares de outros cursos da Universidades dos Açores, designadamente, nas áreas de Engenharia, Energias Renováveis, Ciências Agrárias, Biologia, Saúde, Economia, Gestão, Proteção Civil, Turismo, Sociologia, Serviço Social, Psicologia e Educação.

No âmbito da investigação e produção científica, os docentes desenvolvem as suas atividades vinculados a centros de investigação da Universidade dos Açores ou de outras universidades, assumindo a importância de partilhar com a comunidade o conhecimento e os meios adequados e necessários para, conjugando as potencialidades da Matemática, da Estatística e da Informática, desenvolver competências relevantes à resolução de problemas concretos da Região, assegurar um ensino de qualidade que minimize o insucesso escolar, ultrapassar a insularidade e evitar a infoexclusão, com vista a um pleno exercício da cidadania.

Diretor
Elisabete Maria da Silva Raposo Freire

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Edifício das Ciências Exatas
Campus de Ponta Delgada

Email

(+351) 296 650 073

 


Escola Superior de Saúde - Secção de Ponta Delgada

Missão

A Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada (ESEnfPD) tem por missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade e a valorização das pessoas, através da formação de enfermeiros de alto nível de qualidade científica, técnica, ética e cultural, bem como através da investigação e da prestação de serviços à comunidade na área das Ciências da Saúde e da Enfermagem.

Objetivos

No âmbito da sua missão, a ESEnfPD tem como principais objetivos:

1. formar profissionais de enfermagem com elevado nível de competência para intervir a nível local, nacional ou internacional;

2. desenvolver e promover investigação aplicada e experimental na área da enfermagem;

3. organizar e participar em projetos de cooperação de âmbito científico, técnico e cultural, com entidades públicas e privadas, regionais, nacionais e internacionais;

4. promover a relação entre a escola e a comunidade, relativo à prestação de serviços e intercâmbio entre a escola, instituições de saúde, de ensino e outras, para a valorização e promoção recíprocas, como para desenvolvimento da região onde está inserida;

5. participar em atividades no âmbito dos Programas Nacionais e Regionais de saúde ou outros;

6. difundir o conhecimento orientado para o domínio das ciências da saúde e da enfermagem, contribuindo para a promoção da qualidade dos cuidados de enfermagem; 7. dinamizar cursos de formação pós-graduada e de formação especializada em áreas de intervenção da Saúde, que promovam respostas inovadoras.

Descrição

A ESEnfPD é uma unidade orgânica de ensino superior Politécnico da Universidade dos Açores, e conta na sua história com quase 6 décadas de existência ao serviço da formação de enfermeiros e da melhoria dos indicadores de saúde na Região. Trata-se de uma Escola de referência regional e nacional na formação de enfermeiros e inovadora nas respostas sustentáveis aos desafios do ensino superior em Portugal e no espaço Europeu.

É constituída por um corpo docente qualificado, inovador e participativo, comprometido com a formação humanista, científica, técnica e cultural de profissionais de enfermagem socialmente reconhecidos, com a produção do conhecimento e com a prestação de serviços à comunidade. As suas atividades desenvolvem-se nas seguintes linhas estratégicas: qualidade da formação; diversificação da oferta formativa; qualificação do corpo docente; otimização dos recursos e incremento da investigação.

Diretor

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada
Campus de Ponta Delgada

Email

(+351) 296 241 323

Escola Superior de Tecnologias

Missão

A Escola Superior de Tecnologias (EST) tem por missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade e a valorização das pessoas, através da formação profissional de excelência, em termos científicos, técnicos, éticos e culturais, bem como através da investigação e da prestação de serviços à comunidade na área das Tecnologias.

Objetivos

No âmbito da sua missão, a EST tem como principais objetivos:

1. Formar profissionais com elevado nível de competência científica, técnica e humana para trabalhar em contextos empresariais, no setor privado ou público, e em diferentes áreas profissionais, de acordo com o perfil profissional subjacente a cada plano curricular;

2. Desenvolver e promover investigação aplicada e experimental tendo por base o uso de tecnologias;

3. Organizar e participar em projetos de cooperação de âmbito científico, técnico e cultural, com entidades públicas e privadas, regionais, nacionais e internacionais;

4. Promover a relação entre a escola e a comunidade, através da prestação de serviços e intercâmbio entre escolas ou outras entidades públicas e privadas, com vista à valorização e promoção recíprocas, tendo por objetivo principal o desenvolvimento da região onde a EST se insere;

5. Participar em atividades inseridas em programas ou protocolos de cooperação regionais, nacionais ou internacionais, suscetíveis de promover a divulgação, qualificação e melhoria das atividades académicas (em contexto de sala de aula ou de trabalho) de estudantes, docentes e outros colaboradores da EST;

6. Difundir o conhecimento orientado para o domínio das tecnologias, contribuindo para a inovação e qualificação do tecido económico e social da região;

7. Dinamizar cursos de formação de nível pós-secundário, no quadro da formação técnica superior profissional e de licenciatura, que promovam respostas inovadoras no domínio das tecnologias e da sua aplicação com vista ao desenvolvimento de respostas às necessidades da sociedade em geral e das empresas em particular.

Descrição

A EST é uma unidade orgânica de ensino superior Politécnico da Universidade dos Açores, criada pelo Despacho 4594/2015 de 6 de Maio, publicado em DR nº87/2015, Série II, de 6 de Maio 2015, que “autoriza a Universidade dos Açores a criar a unidade orgânica de ensino politécnico denominada Escola Superior de Tecnologias”. A EST iniciou as suas atividades a 16 de Outubro 2015, com a abertura de dois cursos de Técnico Superior Profissional, em Desenvolvimento de Aplicações WEB (16 de Outubro 2015) e Agropecuária (2 de Novembro 2015).

Por despacho reitoral (nº 9622/2015, publicado em DR nº164, Série II, de 24 de Agosto), a direção da EST foi, inicialmente, confiada a uma Comissão Instaladora, composta por Doutora Maria da Piedade Lima Lalanda Gonçalves Mano (Diretora); Doutora Hélia Marília Oliveira Guerra; Doutora Célia Gomes Silva e Doutor Mário Rui Rillhó Pinho como docentes membros da Comissão e ainda Dra. Maria da Graça Pinheiro Cavaco, como secretária da Comissão de Gestão Administrativa.

A EST pauta a sua atividade pela qualidade da formação; a diversificação da oferta formativa; o recurso a um corpo docente altamente qualificado; a otimização dos recursos, humanos e materiais e o incremento da investigação, sobretudo, aplicada às necessidades da sociedade em geral e do tecido económico e empresarial, em particular.

A EST conta com os docentes, altamente qualificados, das diferentes áreas científicas e unidades orgânicas da Universidade dos Açores, que asseguram a formação, científica e técnica, adequada a cada perfil profissional em formação e outros colaboradores da Universidade, especializados em dimensões específicas do saber tecnológico e/ou científico. No quadro dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais, a EST conta ainda com a colaboração das empresas, que estabelecem protocolos com a Universidade para assegurar a formação em contexto de trabalho, integrada em cada Diploma Técnico Superior.

No domínio da investigação, considerando o perfil académico dos docentes universitários e colaboradores e a vocação para a investigação aplicada, a EST conta alicerçar a sua atividade nesse sentido, contribuindo desta forma para um reforço da ligação entre a academia e o tecido empresarial e social da região.

Diretor
Maria da Piedade Lima Lalanda Gonçalves Mano

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Edifício da Escola Superior de Saúde
Campus de Ponta Delgada

Email

(+351) 296650000