Institucional | Unidades Orgânicas - Polo da Horta


Departamento de Oceanografia e Pescas

Missão

O Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) tem por missão o ensino, a produção e divulgação de conhecimento científico na área das Ciências e Tecnologias do Mar, contribuindo para a formação avançada de recursos humanos, para a divulgação do conhecimento e para a definição de políticas de conservação e gestão de recursos marinhos.

Objetivos

No âmbito da sua missão, o DOP tem como principais objetivos:

1. produzir investigação científica fundamental e aplicada sobre as ciências do mar, num quadro de referência internacional;

2. promover ensino superior na área das ciências do mar, em especial aos níveis de segundo e terceiro ciclos;

3. colaborar na gestão de sistemas de observação para a compreensão, monitorização e utilização do mar;

4. promover a conservação e proteção do património ambiental marinho, contribuindo para a gestão integrada dos recursos naturais marinhos, mantendo o equilíbrio dos ecossistemas e garantindo o uso adequado dos seus recursos, para benefício das gerações atuais e futuras;

5. potenciar a cooperação a nível de ensino superior, ciência e tecnologia de âmbito marinho, a transferência tecnológica e a inovação, com entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais;

6. promover a discussão e divulgação dos resultados da investigação científica, como meio de promoção do bem-estar ambiental e social de implementação de políticas públicas nas áreas da proteção, exploração e utilização de recursos marinhos vivos e não vivos, e gestão de atividades humanas em ambiente marinho.

Descrição

O DOP é uma unidade orgânica de âmbito universitário da Universidade dos Açores sedeada na cidade da Horta. O Departamento desenvolve as suas atividades de investigação e ensino nos domínios da dinâmica oceanográfica, das pescas e da biodiversidade marinha da Região Autónoma dos Açores em particular e, em geral, do Atlântico Nordeste. Este trabalho, de natureza multidisciplinar, é desenvolvido em parceria com um vasto conjunto de entidades nacionais e internacionais que têm particular interesse e vocação no estudo desta área do Atlântico.

Para além dos seus quadros docentes, técnicos e científicos, o DOP conta com o apoio de um alargado número de investigadores recrutados através de projectos de investigação regionais, nacionais e internacionais.

O Departamento conta, para o desenvolvimento das suas atividades, com um conjunto de embarcações de investigação onde se conta o N/I ARQUIPÉLAGO, a L/I "Águas-Vivas" e algumas outras embarcações semi-rígidas de menor dimensão. Realçam-se também as modernas instalações de que dispõe, equipadas com muito bons recursos de observação e investigação a nível dos seus equipamentos biológicos, químicos e oceanográficos.

Diretor
Hélder Guerreiro Marques da Silva

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Edifício Walter Bensaúde
Campus da Horta

Email

(+351) 292 200 400