Institucional | Unidades Orgânicas - Polo de Angra do Heroísmo


Departamento de Ciências Agrárias

Missão

O Departamento de Ciências Agrárias (DCA) está vocacionado para a formação, investigação, divulgação cultural e prestação de serviços nos domínios da Agricultura, da Saúde e Produção Animal, da Engenharia do Ambiente, da Biotecnologia e da Tecnologia Alimentar.

Objetivos

No âmbito da sua missão, o DCA tem como principais objetivos:

1. promover a formação de profissionais qualificados nos domínios da Agricultura, do Ambiente, da Biotecnologia, da Produção Animal e da Tecnologia Alimentar;

2. contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da Região Autónoma dos Açores nos sectores da Agricultura e do Ambiente;

3. promover investigação de excelência, contribuindo para o esclarecimento e a renovação do conhecimento construído nos domínios da sua competência;

4. prestar serviços à comunidade que apoiem a renovação e qualificação dos profissionais e agentes económicos, sociais e culturais nas áreas da Agricultura, do Ambiente, da Biotecnologia, da Produção Animal e da Tecnologia Alimentar.

Descrição

O DCA é uma unidade orgânica de ensino universitário da Universidade dos Açores e encontra-se sediada no campo de Angra do Heroísmo. Inclui um corpo docente e de investigação multidisciplinar que desenvolve investigação nos diferentes domínios científicos de intervenção do departamento e assegura a oferta de ciclos de estudos em todos os níveis de formação superior (licenciatura, mestrado e doutoramento e ciclos), e ainda ciclos básicos (2 anos) em parceria com outras Universidades Portuguesas (Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Farmácia e Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto).

O DCA possui um corpo docente com elevada qualificação e reconhecimento internacional, que integra centros de investigação da Universidade dos Açores ou centros de investigação de outras instituições nacionais, reconhecidos pela FCT: Centro de Investigação e Tecnologia Agrária dos Açores (CITA-A) e reconhecidos pela DRCT: Centro de Biotecnologia dos Açores (CBA).

Diretor
Alfredo Emílio Silveira de Borba

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Pico da Urze
Campus de Angra do Heroísmo

Email

(+351) 295 402 200

 


Escola Superior de Saúde - Secção de Angra do Heroísmo

Missão

A Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo (EsenfAH) tem por missão formar enfermeiros e outros técnicos de saúde especializados com elevado nível de preparação no aspeto humano, cultural, científico e técnico, para intervir a nível regional, nacional ou internacional, nas áreas da prestação de cuidados, gestão, investigação, ensino e formação.

Objetivos

No âmbito da sua missão, a EsenfAH tem como principais objetivos:

1. promover a formação graduada e avançada na área da enfermagem e dos cuidados de saúde;

2. prestar serviços à comunidade numa perspetiva de valorização recíproca nos seus domínios específicos de intervenção;

3. promover o intercâmbio cultural, científico e técnico, com instituições congéneres ou com objetivos semelhantes, visando uma cooperação local, nacional e internacional;

4. difundir o conhecimento orientado para o domínio das ciências da saúde e da enfermagem, contribuindo para a qualidade dos cuidados de enfermagem na Região Autónoma dos Açores;

5. atuar de forma abrangente e inovadora na procura de respostas sustentáveis aos desafios do ensino superior em Portugal e no espaço Europeu na área da saúde, estimulando a participação e a cidadania em toda a sua dimensão e serviços.

Descrição

A ESEnfAH é uma unidade orgânica de carácter politécnico da Universidade dos Açores. Enraizada socialmente e comprometida cientificamente, a ESEnfAH desenvolve atividades na área do ensino, da formação e na prestação de serviços à comunidade nas áreas dos cuidados de saúde e de enfermagem.

A ESEnfAH participa na organização e desenvolvimento de ações de ensino de nível superior e de formação de carácter diverso no âmbito da saúde. De igual modo, colabora na promoção de campanhas na área saúde, na avaliação de qualidade dos cuidados de saúde ou dos cuidados de enfermagem e na elaboração de diagnósticos de saúde, especialmente em áreas ou assuntos com relevância epidemiológica.

Diretor

Docentes e Investigadores

Localização e contactos

Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo
Campus de Angra do Heroísmo

Email

(+351) 295 402 200