Institucional | Provedor do Estudante

 

Provedor Estudante

Isabel Maria Cogumbreiro Estrela Rego

O Provedor do Estudante é um docente no ativo da Universidade dos Açores, nomeado pelo Reitor após audição do conselho Pedagógico, que tem por missão zelar pela defesa dos direitos e interesses dos alunos no âmbito da comunidade académica.

A atividade do Provedor do Estudante rege-se por princípios de imparcialidade e confidencialidade e desenvolve-se de forma autónoma mas em ligação estreita com os órgãos, serviços, unidades orgânicas e corpos da universidade.

O provedor aprecia, sem poder decisório, as queixas apresentadas pelos estudantes e remete aos órgãos competentes as recomendações que houver por necessárias. Poderá, igualmente, levar a cabo processos de mediação e de negociação informal com diversos intervenientes e, ainda, fomentar a participação ativa dos estudantes na melhoria da vida académica. Elabora e apresenta ao Reitor um relatório de atividades anual.


Nota biográfica

Licenciou-se em Psicologia (B.A.) pela Northeastern University, (Boston, Massachussetts), obteve o grau de Mestre em "Counseling Psychology" (M.A.) pela Boston College e doutorou-se em Psicologia da Educação pela Universidade dos Açores.

Presentemente é professora auxiliar com nomeação definitiva no Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores e investigadora integrada do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos (CVARG).

Tem desenvolvido a atividade docente no âmbito da Psicologia (Social, Comunitária, do Aconselhamento, da Educação e do Desenvolvimento) e como investigadora tem estudado comportamentos sustentáveis, a identidade com o lugar e a percepção e comunicação de risco.

Tem participado em Órgãos Colegiais e desenvolvido atividades de gestão académica, tais como a Direcção do Departamento de Ciências da Educação, a Direcção do Curso de Ensino Básico – 1º Ciclo, Coordenação do Mestrado em Psicologia da Educação ou a Coordenação da Secção de Psicologia do Departamento de Ciências da Educação.