Ensino | Pós-Licenciaturas


Especialização em Enfermagem Comunitária

Ensino: Politécnico

Polo: Ponta Delgada

Área: Enfermagem

Duração: 3 semestes (90 ECTS)

Vagas: 30

Condições de ingresso
De acordo com o artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 353/99, de 3 de Setembro, e com o artigo 12.º da Portaria n.º 268/2002, de 13 de Março, podem concorrer os candidatos que satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:
(i) Ser detentor do grau de licenciado em Enfermagem ou equivalente legal;
(ii) Ser detentor do título profissional de enfermeiro;
(iii) Ter, pelo menos, dois anos de experiência profissional como enfermeiro.

Objetivos

O Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária tem como objetivos formar enfermeiros para o exercício especializado de enfermagem (Cf. Regulamento nº 122/2011 de 18 de Fevereiro ? Regulamento das competências comuns dos Enfermeiros Especialistas; Cf. Regulamento nº 128/2011 de 18 de Fevereiro de 2011: Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública).

    Realizar o Planeamento em Saúde de acordo com as diferentes etapas;

    Conceber o planeamento de um diagnóstico de saúde;

    Realizar o Diagnóstico de Saúde de uma Comunidade;

    Mobilizar estratégias e técnicas que possibilitem determinar prioridades de intervenção em saúde;

    Desenhar programas e projetos de intervenção, tendentes à consecução do projeto de saúde de uma comunidade em função das necessidades identificadas e das áreas priorizadas;

    Definir indicadores de avaliação para aferição de ganhos em saúde da comunidade, nomeadamente aqueles sensíveis às intervenções de enfermagem;

    Avaliar os programas e projetos de intervenção implementados com vista à resolução dos problemas identificados;

    Refletir sobre estratégias de envolvimento da comunidade na construção/promoção do seu projeto de saúde;

    Refletir acerca dos fundamentos que permitam uma tomada de decisão ético-deontológica e juridicamente sustentada no âmbito da enfermagem de Saúde Comunitária.

 

Saídas profissionais

O Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária tem como finalidade desenvolver competências nas áreas científica, técnica e humana para a prestação de cuidados de enfermagem de carácter especializado compatíveis com uma intervenção estratégica na comunidade onde exercem a sua ação, tornando-a cooperante e responsável no seu projeto de saúde. Nesse sentido, as saídas profissionais são compatíveis com o desenvolvimento das competências adquiridas podendo os enfermeiros exercer profissionalmente como enfermeiros especialistas quer em instituições públicas prestadoras de cuidados de saúde quer em outras instituições da comunidade. 

Regulamento e Plano de Estudos

Diretor: Helder José Alves Rocha Pereira

Email: helder.ja.pereira@uac.pt

Critérios de seriação e seleção dos candidatos

Candidatura de 26 de julho a 4 de agosto