Ensino | Pós-Graduações - Polo de Ponta Delgada


Enfermagem do Trabalho

Ensino: Politécnico

Polo: Ponta Delgada

Área: Enfermagem

Duração: 1 semestre (30 ECTS)

Vagas: 30

Candidaturas: Abertas no Portal Público de Serviços da UAc.

Acreditação A3ES

Condições de ingresso
Podem candidatar-se à pós-graduação enfermeiros com o grau de licenciado ou com habilitação legalmente equivalente.

Objetivos

Desenvolver competências de planeamento, intervenção e avaliação no âmbito da Enfermagem do Trabalho com vista à promoção de ambientes e contextos de trabalho seguros e saudáveis e com consequente impacto positivo no desenvolvimento da própria organização.

 

Saídas profissionais

Enfermeiro do Trabalho, de acordo com a orientação da Direção-Geral da Saúde número 009/2014 de 03/06/2014.

Atividade profissional a desenvolver no âmbito dos serviços de medicina do trabalho, enfermagem no trabalho e saúde ocupacional.

Regulamento e Plano de Estudos

Diretor: Carmen Maria Silva Maciel Andrade

Email: carmen.ms.andrade@uac.pt

Turismo Cultural

Ensino: Universitário

Polo: Ponta Delgada

Área:

Duração: 2 semestres (60 ECTS)

Vagas: 20

Acreditação A3ES

Condições de ingresso

Podem candidatar-se à pós-graduação:

a) titulares do grau de licenciatura em Turismo, Guia-Intérprete, Guias da Natureza, História, Sociologia, Património Cultural;

b) titulares de licenciaturas em áreas afins ou com habilitações legalmente equivalentes;

c) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da UAc como revelador de capacidade para a frequência do curso.

Objetivos

a) Promover a cooperação estratégica entre Cultura e Turismo, procurando a articulação das políticas setoriais do Turismo e da Cultura no sentido da conservação e divulgação dos sítios históricos, das paisagens e dos lugares como fator de atratividade para novos públicos;

b) Dotar os técnicos e agentes do Turismo de uma cultura histórica, que lhes assegure uma imagem dos Açores enquanto destino de viagem, no passado e para o futuro;

c) Sensibilizar os agentes e técnicos envolvidos na conservação e gestão patrimoniais para uma cultura responsável e valorizadora do património e dos valores locais, que permita tornar o significado desse património acessível aos diversos públicos, residentes e visitantes. 

 

Saídas profissionais

a) Especialistas na conceção, planeamento e gestão de produtos turísticos, tendo por base os recursos culturais, no âmbito da administração pública, nomeadamente nos setores do Turismo e da Cultura e no seio de organismos públicos e privados com funções nestas áreas. a) b) Especialistas na conceção, planeamento e gestão de produtos turísticos, tendo por base os recursos culturais, nas fileiras do tecido empresarial associado à atividade turística (agências de viagens, empresas de animação turística, hotelaria e afins). 

Regulamento e Plano de Estudos

Diretor: Maria Isabel Whitton Terra Soares de Albergaria

Email: maria.iw.albergaria@uac.pt