Ensino | Pós-Graduações


Cuidados Paliativos

Ensino: Politécnico

Polo: Angra do Heroísmo

Área: Enfermagem

Duração: 2 semestes (60 ECTS)

Vagas: 30

Acreditação A3ES

Condições de ingresso

a) Os titulares do grau de licenciado em Enfermagem, ou em Medicina, ou em Psicologia, ou em Serviço Social, ou em Nutrição, ou em Fisioterapia, entre outros profissionais de saúde licenciados que estejam ou queiram vir a estar implicados na prestação de cuidados paliativos.

b) Os detentores de um currículo científico ou profissional cujo mérito seja reconhecido pelo conselho técnico-científico como atestando capacidade para o efeito.

Objetivos

Reconhecer a importância e as especificidades da intervenção em cuidados paliativos nas diferentes etapas da vida na sua prática assistencial.
Intervir no controlo e alívio sintomático do doente.
Comunicar eficazmente com a díade doente/família.
Demonstrar capacidade de trabalho de equipa.
Desenvolver um plano assistencial de qualidade ao doente e atenuar o sofrimento.
Demonstrar capacidade de reflexão ética e crítica na análise de assuntos complexos.
Elaborar propostas de criação e avaliação da qualidade dos serviços na área dos cuidados paliativos.
Realizar um estágio com duração mínima de duas semanas, junto de uma equipa de cuidados paliativos, a nível nacional ou internacional.

 

Saídas profissionais

A pós-graduação em Cuidados Paliativos não confere grau, mas permite que o estudante, após conclusão, adquira conhecimentos específicos em Cuidados Paliativos contribuindo para a prestação de cuidados de saúde em todas as suas vertentes.
Para além da prestação de cuidados de saúde, os formandos serão ainda capazes de participar ativamente na gestão dos serviços/unidades de saúde.  Assim sendo,   contam com uma preparação teórica na área do direito, da ética e da gestão, bem como, para a conceção e prestação de cuidados paliativos em  diversos contextos (apoio domiciliário, suporte intra-hospitalar, unidades e serviços de cuidados paliativos).

Regulamento e Plano de Estudos

Diretor: Timothy Francisco Lima

Email: timothy.f.lima@uac.pt

E-Learning

Ensino: Universitário

Online

Área: Educação

Duração: 2 semestres (60 ECTS)

Vagas: 18

Acreditação A3ES

Condições de ingresso

Podem candidatar-se à pós-graduação:

a) titulares do grau de licenciado ou habilitação legalmente equivalente;

b) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da UAc como revelador de capacidade para a frequência do curso.

Objetivos

Os estudantes que concluírem o curso deverão ser capazes de:

a) discutir particularidades, exigências e modalidades da aprendizagem em ambientes de e-learning;

b) definir objetivos de aprendizagem adequados a ambientes de e-learning;

c) conceber recursos e organizar recursos já existentes para ambientes de e-learning;

d) conceber dispositivos válidos e gerir formas de avaliação da aprendizagem em ambientes de e-learning, ponderando os paradigmas avaliativos em presença;

f) promover a interação colaborativa no âmbito de comunidades de aprendizagem constituídas em ambientes virtuais;

g) gerir a informação disponível em ambientes de e-learning respeitando princípios éticos relativos à circulação de informação e à produção de conhecimento;

h) discutir implicações sociais das decisões tomadas em ambientes de e-learning;

i) tutorar atividades de aprendizagem, individuais e de grupo, em ambientes de e-learning;

j) participar criticamente na utilização, construção e divulgação de conhecimento na internet.

 

Saídas profissionais

Este curso está orientado para o desenvolvimento de competências que permitam o exercício de funções de docência, gestão, tutoria e avaliação em contextos (formais e não formais) nos quais se recorra, total ou parcialmente, a meios eletrónicos de ensino a distância. Neste contexto, está especialmente vocacionado para habilitar profissionais das áreas da educação e da formação a trabalharem em ambientes virtuais:

a) professores e formadores ficarão aptos a lecionar disciplinas ou módulos em ambientes de e-learning e b-learning;

b)  empreendedores e gestores com responsabilidades nas áreas da formação e da avaliação (nos setores público ou privado) desenvolverão competências que lhes facilitarão a criação de dispositivos de formação e avaliação em ambientes de e-learning e b-learning;

c) profissionais da área da comunicação social e áreas afins poderão tirar especialpartido do desenvolvimento de competências de produção de recursos digitais mobilizáveis em diversos contextos de comunicação.

Regulamento e Plano de Estudos

Retificações D.R.

   Retificação 1

Diretor: Francisco José Rodrigues Sousa

Email: francisco.jr.sousa@uac.pt

Enfermagem do Trabalho

Ensino: Politécnico

Polo: Ponta Delgada

Área: Enfermagem

Duração: 1 semestre (30 ECTS)

Vagas: 30

Candidaturas:

Registo na Direção-Geral da Saúde

Condições de ingresso
Podem candidatar-se à pós-graduação enfermeiros com o grau de licenciado ou com habilitação legalmente equivalente.

Objetivos

Desenvolver competências de planeamento, intervenção e avaliação no âmbito da Enfermagem do Trabalho com vista à promoção de ambientes e contextos de trabalho seguros e saudáveis e com consequente impacto positivo no desenvolvimento da própria organização.

 

Saídas profissionais

Enfermeiro do Trabalho, de acordo com a orientação da Direção-Geral da Saúde número 009/2014 de 03/06/2014.

Atividade profissional a desenvolver no âmbito dos serviços de medicina do trabalho, enfermagem no trabalho e saúde ocupacional.

Regulamento e Plano de Estudos

Diretor: Carmen Maria Silva Maciel Andrade

Email: carmen.ms.andrade@uac.pt

Turismo Cultural

Ensino: Universitário

Polo: Ponta Delgada

Área:

Duração: 2 semestres (60 ECTS)

Vagas: 20

Acreditação A3ES

Condições de ingresso

Podem candidatar-se à pós-graduação:

a) titulares do grau de licenciatura em Turismo, Guia-Intérprete, Guias da Natureza, História, Sociologia, Património Cultural;

b) titulares de licenciaturas em áreas afins ou com habilitações legalmente equivalentes;

c) detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da UAc como revelador de capacidade para a frequência do curso.

Objetivos

a) Promover a cooperação estratégica entre Cultura e Turismo, procurando a articulação das políticas setoriais do Turismo e da Cultura no sentido da conservação e divulgação dos sítios históricos, das paisagens e dos lugares como fator de atratividade para novos públicos;

b) Dotar os técnicos e agentes do Turismo de uma cultura histórica, que lhes assegure uma imagem dos Açores enquanto destino de viagem, no passado e para o futuro;

c) Sensibilizar os agentes e técnicos envolvidos na conservação e gestão patrimoniais para uma cultura responsável e valorizadora do património e dos valores locais, que permita tornar o significado desse património acessível aos diversos públicos, residentes e visitantes. 

 

Saídas profissionais

a) Especialistas na conceção, planeamento e gestão de produtos turísticos, tendo por base os recursos culturais, no âmbito da administração pública, nomeadamente nos setores do Turismo e da Cultura e no seio de organismos públicos e privados com funções nestas áreas. a) b) Especialistas na conceção, planeamento e gestão de produtos turísticos, tendo por base os recursos culturais, nas fileiras do tecido empresarial associado à atividade turística (agências de viagens, empresas de animação turística, hotelaria e afins). 

Regulamento e Plano de Estudos

Diretor: Maria Isabel Whitton Terra Soares de Albergaria

Email: maria.iw.albergaria@uac.pt