Sociedade | Academia Sénior | Oferta Formativa

Cursos

 

A Alimentação Saudável no século XXI: Mitos e Realidades do Saber Comer II

Polo: Ponta Delgada
Duração: 20 horas
Calendarização: 18 de outubro a 13 de dezembro de 2016
Vagas: 25
Formador: Doutor Carlos Ribeiro

Objetivos

a) Conhecer quais os alimentos mais saudáveis no mundo.

b) Conhecer os benefícios dos alimentos constantes na dieta mediterrânica.

c) Conhecer quais os principais benefícios para a saúde.

d) Elaborar um Guia de Nutrição Pessoal/Familiar detalhado com os diferentes nutrientes, respetivas calorias e dose diária recomendada.

e) Compreender como é que as necessidades nutricionais se modificam ao longo da vida;

f) Compreender como é que as necessidades nutricionais sofrem alterações, de acordo com a idade, estilo de vida e metabolismo.

g) Compreender e conhecer como se alimentar de forma saudável, desde a infância, passando pela gravidez, até à idade mais avançada.

h) Conhecer e saber dosear as necessidades nutricionais na condição desportiva e/ou associada ao exercício físico.

i) Compreender e identificar a origem das perturbações alimentares mais comuns.

 
Conteúdos programáticos
1. A composição química dos alimentos e a sua função biológica.
1.1. A importância da água, das proteínas, dos hidratos de carbono e dos lípidos.
1.2. As vitaminas e os sais minerais.
1.3. Os complementos nutricionais. O conceito de biodisponibilidade e a sua eficácia.
1.4. Necessidades nutricionais de acordo com a idade, o estado de saúde e a condição física. A menopausa e a andropausa como etapas de modificação nutricional.
1.5. Os erros alimentares, a vida sedentária e as suas relações com a obesidade, a diabetes, o colesterol, a hipertensão, a aterosclerose e os acidentes vasculares cerebrais e/ou coronários.
1.6. Noções sobre a da digestão, utilização bioquímica e as vias do metabolismo dos nutrientes.
2. O sal, os açúcares, as proteínas e as gorduras. O equilíbrio entre o metabolismo oxidativo e os anti-oxidantes.
3. Os alimentos naturais não processados. Os perigos escondidos nos alimentos processados industrialmente. Conhecer os aditivos alimentares.
4. As bebidas e a alimentação saudável.

Envelhecimento e sociedade atual

Polo: Ponta Delgada
Duração: 20 horas
Calendarização: 2.º semestre (data a definir)
Vagas: 25
Formadores: Doutora Piedade Lalanda

Objetivos

Refletir sobre o fenómeno do envelhecimento tendo por referência:

  • A representação social do idoso
  • O lugar do idoso no contexto familiar
  • A manutenção da atividade
 
Conteúdos programáticos
  1. Ser idoso
  2. O idoso e a família
  3. E depois da reforma?
  4. Idosos ativos
  5. A saúde – uma questão de equilíbrio

Fernando Pessoa e seus heterónimos: as lições dos mestres

Polo: Ponta Delgada
Duração: 20 horas
Calendarização: 29 de março a 28 de abril de 2017
Vagas: 20
Formadora: Doutora Maria Leonor Sampaio da Silva

Objetivos

a) Conhecer os aspetos centrais da obra poética de Fernando Pessoa.

b) Relacionar a obra poética de Pessoa com o programa modernista e as novidades introduzidas pelo grupo de Orfeu.

c) Adquirir ferramentas de análise literária.

d) Identificar os traços distintivos de cada heterónimo.

e) Enquadrar a mensagem poética no contexto social.

f) Refletir sobre a poesia enquanto fator de expressão/reconstrução da identidade.

 
Conteúdos programáticos
  1. A biografia entre a realidade e a ficção.
  2. Fernando Pessoa – as lições do desassossego.
  3. Alberto Caeiro – as lições da natureza.
  4. Ricardo Reis – as lições da cultura greco-latina.
  5. Álvaro de Campos – as lições da técnica.

História da Música

Polo: Ponta Delgada
Duração: 20 horas
Calendarização: 5 a 31 de janeiro de 2017
Vagas: 30
Formadores: Doutora Margarida Vaz do Rego Machado

Objetivos
  1. Conhecer os movimentos musicais mais relevantes da denominada música “erudita” do mundo ocidental da época da Renascença e do Barroco.
  2. Caracterizar a música Renascentista e Barroca.
  3. Inferir da sua importância para o desenvolvimento da música instrumental.
  4. Saber como nasceu a ópera.
  5. Conhecer o desenvolvimento da ópera da Renascença ao século XIX.
  6. Identificar alguns compositores e suas obras.
  7. Relacionar estes movimentos musicais com a época história e artística em que se inseriram.
 
Conteúdos programáticos

1. O Renascimento.

1.1. A corte renascentista e a escola Franco-Flamenga.

1.2. De Guillaume Dufay e Josquin Desprez.

1.3. A reforma e a imprensa. O Concílio de Trento.

1.4. Palestrina, Lassus e Vitória.

2. A música Barroca.

2.1. O aparecimento da música profana: madrigais, dança e música instrumental.

2.2. Madrigais e madrigalistas.

 2.3. Os novos instrumentos de tecla e o violino.

2.4. As formas instrumentais barrocas: A suite, a fuga e a sonata.

2.5. Os mestres do Barroco: Handel, Scarlatti e Bach.

3. A Ópera

3.1. Monteverdi e o início da Ópera.

3.2. Ópera séria e ópera buffa.

3.3. Lully e a introdução da ópera em França.

3.4. Haendel e a corte inglesa.

3.5. A oratória e cantata.

3.6. A ópera nos séculos XVIII e XIX.

3.7. Napoleão e a ópera francesa.

3.8. A ópera italiana.

3.9. As convulsões políticas da Europa de novecentos e as óperas de Verdi e Wagner.

4. O Virar do século: Debussy, Stravinsky e os Ballets Russos.

Os dialetos açorianos

Polo: Ponta Delgada
Duração: 20 horas
Calendarização: 6 de abril a 1 de junho de 2017
Vagas: 20
Formador: Doutora Helena Montenegro

Objetivos

a)  Identificar as variações regionais da língua portuguesa.

b) Reconhecer a classificação dialectológica do arquipélago dos Açores.

c) Refletir sobre a relação entre o léxico e as manifestações culturais.

d) Compreender a influência de fatores extralinguísticos (históricos, políticos, económicos, etc.) na evolução de uma língua.

 
Conteúdos programáticos

1. Variação geolinguística da língua portuguesa.

2. Os dialetos açorianos.

3. O léxico e as manifestações culturais.

4. A mudança linguística

História da Igreja Antiga

Polo: Ponta Delgada
Duração: 20 horas
Calendarização: 2.º semestre (data definir)
Vagas: 30
Formadora: Padre Adriano Borges

Objetivos

Aprofundar os conhecimentos da origem da Igreja e do Cristianismo e o seu desenvolvimento nos primeiros séculos (Seculos I a IV).

 
Conteúdos programáticos

1. Judaísmo e Cristianismo. Primeiras comunidades cristãs.

2. Dificuldades e facilidades da expansão do Cristianismo.

3. Perseguições.

4. Organização e vida cristã.

5. Controvérsias e desenvolvimento doutrinal.

6. Igreja no Império e viragem constantiniana.

7. Monaquismo.

Relações Interpessoais e Prática de Psicologia Positiva

Polo: Ponta Delgada
Duração: 20 horas
Calendarização: 3 de fevereiro a 24 de março de 2017
Vagas: 20
Formadora: Doutora Teresa Medeiros

Objetivos

a) Interpretar a comunicação como partilha de significações com implicações nas relações interpessoais.

b) Refletir sobre as diferentes formas de comunicação que promovam relações interpessoais de qualidade emocional.

c) Adquirir conhecimentos no domínio da Psicologia Positiva, de modo a deduzir implicações práticas para a vida.

d) Continuar o conhecimento aprofundado das relações entre a Psicologia Positiva e o envelhecimento ativo.

e) Aplicar conhecimentos de Psicologia Positiva nos contextos pessoais e familiares, de modo a gerir as emoções e otimizar o bem-estar global.

f) Contribuir para a criação de contextos e climas positivos e promotores do bem-estar pessoal e social.

 
Conteúdos programáticos

1. Comunicação e desenvolvimento.

1.1. Modelo de comunicação de tomada de decisão partilhada.

2. Relações interpessoais e bem-estar psicológico.

2.1. Centralidade e dimensão interpessoal.

2.2. Condições facilitadoras do desenvolvimento pessoal e interpessoal.

2.3. Liderança e relações interpessoais.

2.4. Relações interpessoais e bem-estar psicológico.

3. A Psicologia Positiva.

3.1. A Psicologia Positiva, a forma de compreender a pessoa, as relações e os contextos.

3.2. A Psicologia Positiva e suas aplicações na adultez em idade avançada e no envelhecimento ativo.

3.3. Práticas de Psicologia Positiva como forma de viver.

Valores e práticas para uma Cidadania Ativa II

Polo: Ponta Delgada
Duração: 30 horas
Calendarização: 14 de novembro de 2016 a 13 de fevereiro de 2017
Vagas: 20
Formadora: Doutora Josélia Fonseca

Objetivos

a) Desenvolver competências de cidadania ativa.

b) Compreender a importância de edução para valores no século XXI.

c) Conhecer metodologias e estratégias para a promoção da cidadania ativa e da educação de valores.

d) Planificar e desenvolver junto da comunidade um projeto de cidadania ativa e educação de valores.

e) Avaliar o impacto do projeto desenvolvido, projetando linhas de ação futuras.

 
Conteúdos programáticos

1. Cidadania ativa e educação de valores: estratégias de intervenção.

1.1. Estratégias prescritivas.

1.2. Estratégias construtivistas.

2. Projeto pedagógico para promoção da cidadania ativa e educação de valores.

2.1. Observação do contexto de intervenção.

2.2. Planificação do projeto.

2.3 Implementação do projeto.

2.4. Avaliação da ação e delineamento de intervenções futuras.

3. Educar para a cidadania ativa e para valores voluntariamente: discussão e reflexão sobre a sua importância.

 

Oficinas

 

Corpo e Movimento

Polo: Ponta Delgada
Duração: 30 horas
Calendarização: 17 de outubro de 2016 a 20 de fevereiro de 2017
Vagas: 15
Formador: Dra. Maria João Gouveia

Objetivos

a) Dominar o mapa do corpo e adquirir consciência do próprio e dos outros.

b) Desenvolver a concentração e a noção das potencialidades corporais.

c) Diferenciação do espaço geral e do espaço pessoal.

d) Conhecimento e exploração dos níveis de movimento, pontos, padrões direcionais e volumétricos.

e) Capacidade de diferenciar e utilizar diferentes energias de movimento.

f) Relacionar diferentes partes do corpo umas com as outras, assim como relacionar o nosso corpo  com os outros e com ouras coisas, que põem em equação um conjunto de possibilidades.

g) Saber usar os seus corpos eficazmente no trabalho técnico e expressivo.

h) Desenvolver a criatividade, imaginação e invenção.

i) Saber analisar a forma e a qualidade do movimento e desenvolver uma compreensão estética.

j) Saber observar, reconhecer, identifica e analisar diferentes estilos de dança.

k) Desenvolver presença de palco e de apresentação.

 
Conteúdos programáticos

1. O corpo

2. Espaço

3. Energia

4. Relações

5. Interpretação

6. Interpretação em palco

7. Criação

8. Apreciação e análise

9. Diferentes tipos de Dança

Internet e Web

Polo: Ponta Delgada
Duração: 30 horas
Calendarização: 2.º semestre (data a definir)
Vagas: 20
Formadora: Doutora Isaura Ribeiro

Objetivos

a) Conhecer a Internet e várias formas de a utilizar.

b) Aprender a utilizar os serviços mais comuns da internet bem como os cuidados a ter.

c) Utilizar a Internet como meio para comunicar, criar e partilhar informação.

 
Conteúdos programáticos

1. A Internet

1.1. Conceito de Internet.

1.2. História sumária e evolução.

1.3. A sua utilização e cuidados a ter.

1.4. Tipos de ligação à rede.

2. Navegação

2.1. Conceito de Browser e as suas funcionalidades.

2.2. Favoritos.

2.3. Histórico.

2.4. Navegação em Websites.

2.5. Navegação em Separadores.

2.6. Menus

3. Pesquisa

3.1. Conceito de Motor de Pesquisa.

3.2. Google.

3.3. Termos de Pesquisa.

3.4. Pesquisa de Imagens

4. Apresentação do serviço Skype.

4.1. Adicionar e gerir contactos.

4.2. Utilização dos serviços de comunicações de texto e de voz

5. Redes sociais

5.1. Introdução às Redes Sociais e registo no Facebook

5.2. Procurar e adicionar amigos.

Introdução à Informática

Polo: Ponta Delgada
Duração: 30 horas
Calendarização: 25 de outubro de 2016 a 7 de fevereiro de 2017
Vagas: 20
Formadores: Doutora Isaura Ribeiro

Objetivos

a) Aprender a usar o computador e perceber que a sua utilização é fácil.

b) Perceber de que forma o computador, poderoso instrumento de comunicação, pode ser integrado nas tarefas diárias, permitindo o acesso a informação e serviços.

c) Executar tarefas básicas de forma autónoma.

 
Conteúdos programáticos

1. Interação com o computador.

1.1. Funcionamento dos computadores.

1.2. Componentes e funcionalidades do computador.

1.3. Sistemas operativos.

1.4. Comunicação com o computador.

2. Organização da Informação.

2.1. Os vários tipos de ficheiros e sua utilidade.

2.2. Criar e gerir ficheiros e pastas.

2.3. As diferenças entre selecionar, executar, colar, copiar e recortar.

2.4. Transferir informação entre unidades lógicas.

3.Tratamento da informação.

3.1 Texto.

4. Internet.

4.1. Noções básicas.

4.1.Endereços de Internet e email.

4.2.Apresentação do serviço GMail.

4.3. Composição de uma mensagem.

4.4. Ler, responder, reencaminhar e enviar E-mails. Anexos.

4.5. Lista de Contactos.

4.6. Calendário e agendamento de tarefas.

5.2. Procurar e adicionar amigos.

Inglês I

Polo: Ponta Delgada
Duração: 40 horas
Calendarização: 28 de outubro de 2016 a 24 de março de 2017
Vagas: 15
Formador: Dra. Maria das Mercês Pacheco

Objetivos

a) Iniciação do desenvolvimento da comunicação pessoal e social na língua Inglesa tendo por referência os níveis A2 e B1.

b) Mais enfoque nas competências orais

 
Conteúdos programáticos

1.Fazer-me entender + entender o outro

2. A internet

3. Adoro viajar!

Inglês II

Polo: Ponta Delgada
Duração: 40 horas
Calendarização: 25 de outubro de 2016 a 28 de março de 2017
Vagas: 15
Formadora: Dra. Maria das Mercês Pacheco

Objetivos

a) Seguimento do desenvolvimento da comunicação pessoal e social na Língua inglesa, iniciado no ano transato, tendo por referência os níveis A2 e B1.

b) Enfoque nas competências escritas e na interação oral.

 
Conteúdos programáticos

1. Eu e o meu mundo + eu e o outro

2. Fazer-se entender + entender o outro

3. O mundo pelos sons e imagens

4. A internet

5. Adoro viajar!

Missangas

Polo: Ponta Delgada
Duração: Anual
Calendarização:
Vagas: 10
Formadora: D. Maura Botelho

Objetivos

a) Aprofundar o conhecimento pessoal sobre os trabalhos em missangas.

b) Apreender técnicas de construção de bijuterias e objetos decorativos em missangas.

c) Estimular a coordenação motora fina.

d) Aprofundar a capacidade criativa.

 
Conteúdos programáticos

1. Tipos de fios e tipos de missangas.

2. Técnicas de construção de bijuterias em missangas.

3. Tipos de criações em missangas (flores, palmitos, etc.).

 

Actividades anuais

 

Grupo Cénico

Polo: Ponta Delgada
Duração: Anual
Calendarização: 
Vagas: 
Guionista e Encenador: Vítor MeloDoutora Josélia Fonseca

Grupo Coral “Vozes ao entardecer”

Polo: Ponta Delgada
Duração: Anual
Calendarização: 17 de outubro de 2016 a 14 de junho de 2017
Vagas:
Formadores: Dra. Maria Rita Medeiros Andrade Medeiros

Objetivos

a) Desenvolver/exercitar as capacidades vocais.

b) Conhecer repertório vocal diverso (regional, tradicional, clássico, litúrgico).

c) Adquirir competências de sociabilidade e partilha de um projeto comum.

 
Conteúdos programáticos

1. Técnica vocal.

1.1. Exercícios respiratórios.

1.2. Vocalizes.

2. Repertório específico de acordo com a época do ano e das diferentes solicitações.

2.1. Temas de Natal.

2.2. O cantar às estrelas.

2.3. Temas tradicionais de todas as ilhas.

2.4. Homenagem a diversos poetas ou compositores.